Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas

Autores

  • Glaucia Maria Bressan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR http://orcid.org/0000-0001-6996-3129
  • Elenice Weber Stiegelmeier Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR http://orcid.org/0000-0002-8834-4937

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3322

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Ensino de Equações Lineares, Otimização Linear

Resumo

Nesse artigo apresentamos uma abordagem do ensino de Equações Lineares por meio da Resolução de Problemas, desde suas contribuições teóricas para o estudo de funções lineares à sua aplicação em um grupo de estudantes do primeiro ano do Ensino Médio, os quais faziam parte do Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio (PIBIC-EM), promovido pelo CNPq e executado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Cornélio Procópio. As atividades desenvolvidas foram voltadas ao ensino de Funções Lineares por meio da Resolução de Problemas e promoveram a integração dos alunos do Ensino Médio com a universidade, estimulando o raciocínio matemático, a capacidade de resolver problemas e a socialização. Os resultados indicam que o uso da Resolução de Problemas como metodologia de ensino potencializa a construção do saber matemático aos alunos do Ensino Médio. Ademais, concluímos que o uso da Resolução de Problemas se apresenta como uma possibilidade de se imprimir maior significado à construção dos conceitos matemáticos, uma vez que a formalização dos conceitos e teorias matemáticas, feita pelo professor, passa a ter mais significado para os estudantes.

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Biografia do Autor

Glaucia Maria Bressan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR

Departamento de Matemática

Elenice Weber Stiegelmeier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática Campus Cornélio Procópio, Cornélio Procópio, PR

Departamento Acadêmico de Matemática

 

Referências

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

BRESSAN, G. M.; STIEGELMEIER, E. W. Equações Lineares no Ensino Médio: uma proposta didática por meio da Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 2, p. 82–95, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3322. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3322. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

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