O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3167Palavras-chave:
Geometria, Ensino de Matemática, Formação DocenteResumo
O presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.
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