Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor

Autores

  • Verusca Batista Alves Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE http://orcid.org/0000-0002-3819-2381

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1554

Palavras-chave:

Régua de Cálculo Circular, Instrumentos Matemáticos, História da Matemática, Formação de Professores, Logaritmos

Resumo

Com o propósito de estudar a interface entre História e Educação Matemática, muitos pesquisadores empenham-se em unir essas duas vertentes apresentando suas potencialidades e suas inserções na sala de aula. A História da Matemática apresenta-se como uma estratégia didática facilitadora do ensino de muitas formas e, dentre elas, destacamos o uso de instrumentos matemáticos históricos que possam acrescentar valor ao ensino. O presente artigo tem a finalidade de discutir algumas visões dos participantes de um minicurso proposto e apresentado em um evento de âmbito nacional e que teve o propósito de fornecer conhecimentos a respeito da Régua de Cálculo Circular, um objeto que agrega valor histórico e matemático, o qual foi apresentado como um material possível de ser utilizado nas aulas de Logaritmos. Buscamos, através desse, propiciar uma formação complementar para discentes do curso de Licenciatura em Matemática, bem como de professores já formados, viabilizando o material de modo a facilitar o uso por esses profissionais. De um modo geral, os participantes consideraram o manuseio do objeto, a Régua de Cálculo Circular, um elemento facilitador do ensino de Logaritmos, pois agregaram importância ao uso em conjunto com a parte algébrica e, por isso, consideram ser mais fácil a compreensão do assunto estudado. Isso posto, o estudo por meio de instrumentos matemáticos históricos não está relacionado ao retrocesso científico, pelo contrário, proporcionando uma melhor compreensão do passado poder-se-á desenvolver melhor o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verusca Batista Alves, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

Graduanda em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, atualmente é bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Estadual do Ceará e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Matemática, Educação Matemática, Artefatos Históricos para o ensino, em específico a Régua de Cálculo Circular, Formação de Professores e Ensino de Matemática.

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, CE

Ana Carolina Costa Pereira é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática. 

Referências

BARONI, R. L. S.; TEIXEIRA, M. V.; NOBRE, S. R. A investigação científica em História da Matemática e suas relações com o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Orgs.). Educação Matemática: Pesquisa em Movimento. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 164-185.

BRASIL. Exame Nacional do Ensino Médio: Prova de ciências da natureza e suas tecnologias. Caderno Azul. 2014. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/enem/provas/2014/CAD_ENEM_2014_DIA_1_01_AZUL.pdf. Acesso em: 12 jul. 2015.

D'AMBROSIO, B. S. Reflexões sobre a História da Matemática na formação de professores. Revista Brasileira de História da Matemática, Especial, n. 1, p. 399-406, dez. 2007.

DIAS, M. S.; SAITO, F. História e ensino de Matemática: o báculo e a geometria. In: SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2011, Lisboa. Anais do XII Seminário de Investigação em Educação Matemática. Lisboa: Associação dos Professores de Matemática, 2011, p. 1-11.

FORSTER, W. The Circles and Proportion and the Horizontal Instrument. Estados Unidos: EEBO Editions, 2010.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 3-37.

______. Para aprender matemática. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2006.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da História da Matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké: Revista de Educação Matemática, Campinas, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.

PEREIRA, A. C. C. Aspectos históricos da régua de cálculo para a construção de conceitos matemáticos. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SAITO, F.; DIAS, M. S. Articulações de entes matemáticos na construção e utilização de instrumento de medida do século XVI. Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011.

SAITO, F. Instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII na articulação entre história, ensino e aprendizagem de matemática. REMATEC, v. 9, n. 16, p. 25-47, mai./ago. 2014.

SLIDERULEMUSEUM. Instruction Manual for Emblem Series Slide Rules Instructions for Models 1071 Commercial.19--?. Disponível em: http://sliderulemuseum.com/Manuals/ISRM_M256_TS_Series_Instructions_DonatedByRichardDavis.pdf. Acesso em: 21 maio 2016.

TANONAKA, E. M. A Régua de Cálculo: Uma contribuição de William Oughtred para a matemática. 2008. 103f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-09

Como Citar

ALVES, V. B.; PEREIRA, A. C. C. Instrumentos históricos e o ensino de Matemática: a Régua de Cálculo Circular e suas contribuições na formação do professor. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 2, p. 39–50, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i2id1554. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1554. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Ensino de Matemática