Os versos de Lilavati como fonte histórica para o ensino de Matemática: propondo uma prática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2686Palavras-chave:
Fontes Históricas, História da Matemática, Lilavati, Ensino de MatemáticaResumo
Durante as aulas de Matemática, questionamentos a respeito do surgimento e da importância de conteúdos estão presentes no cotidiano dos alunos. A partir dessas dúvidas, o professor procura técnicas que auxiliem e deem suporte para tornar as aulas mais atrativas. Nesse contexto, pode-se visualizar a História da Matemática e, mais especificamente, o uso de fontes históricas como um meio de lidar com esses desafios que possam surgir em sala de aula. Assim, as aulas poderão tornar-se mais interessantes, havendo um melhor aproveitamento em relação à internalização de assuntos. Dessa forma, neste estudo, objetiva-se investigar o uso da obra Lilavati, especificamente o verso CLXXIV, como fonte histórica para o ensino de Matemática na formação de professores. Para tanto, foram analisados os resultados de uma atividade e um questionário aplicados na disciplina de História da Matemática da UECE no semestre 2016/1. Portanto, concluiu-se que a maior parte dos discentes foram positivos quanto à utilização da fonte escolhida em sala de aula, ressalvando a importância da interdisciplinaridade na escola. Dessa maneira, o uso de fontes históricas faz-se presente quando o professor almeja desenvolver uma autonomia e espírito investigador nos alunos, fazendo os assuntos terem significado de aprendizagem.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática (5ª a 8ª série). Brasília: MEC/SEF, 1997.
D’AMBRÓSIO, B. S. Formação de Professores de Matemática para o Século XXI: O Grande Desafio. Pro-Posições, Campinas, v. 4, n. 1(10), p. 35-41, mar. 1993.
D’AMBRÓSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática: Concepções & Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 97-115.
FAUVEL, J.; MAANEN, J. V. History in mathematics education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic. 2000.
FONT, V.; SALA, G.; BREDA, A.; SECKEL, M. J. Aspectos históricos presentes en las propuestas de innovación de profesores de básica de matemáticas. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 3, p. 16-42, 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/7752/pdf. Acesso em: 01 abr. 2018.
JAHNKE, H. N.; ARCAVI, A.; BARBIN, E.; BEKKEN, O.; FURINGHETTI, F.; IDRISSI, A. E.; SILVA, C. M. S.; WEEKS, C. The use of original sources in the mathematics classroom. In: FAUVEL, John; VAN MAANEN, Jan. (Eds.) History in mathematics education: the ICMI study. Dordrecht: Kluwer Academic, 2000. p. 291-328.
LARA, I. C. M. de. O ensino de Matemática por meio da História da Matemática: possíveis articulações com a etnomatemática. VIDYA, Santa Maria, v. 33, n. 2, p. 51-62, jul./dez, 2013.
LOPES, L. S.; FERREIRA, A. L. A. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75-88, 2013.
MENDES, I. A. Tendências metodológicas no ensino de matemática. Belém, PA: EdUFPA, 2008.
MIGUEL, A; MIORIN, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, n. 29, p. 205-229, 2010.
PATWARDHAN, K. S.; NAIMPALLY, S. A.; SINGH, L. S. Lilavati of Bhaskaracarya: A Teatrise of Mathematics of Vedic Tradition. New Delhi: Motilal Banarsidass, 2001.
PEREIRA, A. C. C.; SILVA, I. C. da; NOGUEIRA, R. S.; ALVES, F. R. V. Sobre o uso de fontes na disciplina de História da Matemática: Problema 56 do papiro de Rhind. REVEMAT, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 243-257, 2015.
SILVA, A. P. P. do N. A leitura de fontes antigas e a formação de um corpo interdisciplinar de conhecimentos: um exemplo a partir do Almagesto de Ptolomeu. 95 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
SILVA, I. C., PEREIRA, A. C. C. A importância da leitura e da escrita no estudo de fontes históricas: o caso do Papiro de Rhind. In: SEMINÁRIO DE ESCRITAS E LEITURAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 4., Natal, 2016. Anais …, RN: EDUFRN, p. 468-482, 2016.
SILVA, J. H. Possibilidades do uso de fontes históricas a partir dos versos de Lilavati para a formação inicial dos professores de matemática. 2016. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2016.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de conceitos históricos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).