Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos

Autores

  • Jonatan Ismael Eisermann Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS http://orcid.org/0000-0001-8884-3480
  • Mariele Josiane Fuchs Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2486

Palavras-chave:

Educação Matemática, Resolução de Problemas, Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores

Resumo

A Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino que proporciona ao educando um ambiente de exploração de conceitos e procedimentos matemáticos para resolver um determinado problema. Problema configura algo que não se sabe, mas que se está interessado em resolver, exigindo do sujeito a curiosidade e a utilização dos conhecimentos já construídos em sua formação. Visando investigar as contribuições da referida metodologia nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática, bem como as atitudes do professor em suas ações pedagógicas ao utilizá-la em sala de aula, com vistas a garantir a construção do conhecimento discente, desenvolveu-se uma situação de ensino com a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Santa Rosa. Para tanto, foram realizados estudos sobre a metodologia da Resolução de Problemas a partir de pressupostos teóricos do campo da Educação Matemática, aliados ao seu desenvolvimento na prática, sendo que, em grupos, os licenciandos foram desafiados a compreender os problemas propostos, conceber um plano para encontrar a solução, executá-lo e verificar a veracidade das respostas. Assim, tiveram de relacionar diferentes conceitos matemáticos já assimilados e discutir os procedimentos adotados nas resoluções, acarretando um ambiente de investigação, interação, troca de conhecimentos. Por fim, ao socializar as estratégias de resolução e os resultados obtidos evidenciou-se que existem diferentes maneiras de resolver um determinado problema, refletindo a necessidade de que sejam possibilitados momentos de investigação, pesquisa, elaboração de estratégias no processo educativo com a Matemática nos espaços acadêmicos e escolares da educação básica.

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Biografia do Autor

Jonatan Ismael Eisermann, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS

Acadêmico do 6º semestre de Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa.

Mariele Josiane Fuchs, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR), Campus Santa Rosa, Santa Rosa, RS

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2010), Especialização em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande (2014) e Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2013). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Processos de ensino e aprendizagem da Matemática, Metodologias, Materiais Didáticos. É integrante do Grupo de pesquisa Processos de Formação e Ensino-Aprendizagem em Matemática - IF Farroupilha, na linha "Processos de Ensino-Aprendizagem em Matemática". Atualmente é professora da rede Federal atuando como docente na área de Matemática / Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa/RS.

Referências

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

EISERMANN, J. I.; FUCHS, M. J. Resolução de Problemas no processo de ensinar e aprender Matemática: experiências na formação de licenciandos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 52–61, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2486. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2486. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

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