O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente

Autores

  • Elenice Weber Stiegelmeier Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática, Cornélio Procópio, PR
  • Vilsiele Cristina Marthos Escola Educativa Centro Educacional, Ourinhos, SP
  • Glaucia Maria Bressan Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática, Cornélio Procópio, PR

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3167

Palavras-chave:

Geometria, Ensino de Matemática, Formação Docente

Resumo

O presente trabalho busca discutir como, nas aulas de matemática da Educação Básica, é praticada a Geometria Euclidiana. A metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa exploratória, que compreende o levantamento bibliográfico e estudos de casos com professores e alunos envolvidos no projeto. Os estudos de casos foram baseados na aplicação de atividades práticas aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio, considerando o contexto da geometria no âmbito escolar. Nesse processo, apresentam-se alguns aspectos relevantes sobre ensino de Geometria Euclidiana na Educação Básica, a problemática acerca da forma como a geometria vem sendo trabalhada nas escolas e as implicações da formação docente neste processo. A partir dos dados levantados, conclui-se que o ensino de geometria deve buscar valorizar as construções, tornando-as significativas para o estudante e, ainda, a formação continuada dos docentes e o uso adequado de metodologias contribuem significativamente para a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Elenice Weber Stiegelmeier, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática, Cornélio Procópio, PR

Possui graduação em Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Modelagem Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2007), doutorado em Ciências, programa de Engenharia Elétrica, área de concentração Sistemas Dinâmicos pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: Sistemas Dinâmicos, Controle Ótimo, Otimização, Programação não linear (NLP) e Programação não linear inteira mista (MINLP).

Vilsiele Cristina Marthos, Escola Educativa Centro Educacional, Ourinhos, SP

Possui graduação em Habilitação Em Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (2001) e graduação em Ciências Físicas e Biológicas - Faculdades Integradas de Ourinhos (1998). Atualmente é professor titular - Educativa Centro Educacional desde 2004. Atua na rede pública desde 2002, com argo efetivo em matemática desde 2012. Possui graduação em Pedagogia pela Uninove - Bauru - 2013, Possui especialização em Educação Matemática pela Uenp - Jacarezinho - 2002. Possui mestrado em matemática pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Estado do Paraná - 2017. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino de Matemática.

Glaucia Maria Bressan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Departamento Acadêmico de Matemática, Cornélio Procópio, PR

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (2000), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (2003), doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2007) e pós-doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (2008) . Atualmente é professora da Universidade Tecnológia Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio, PR. Atua principalmente nos seguintes temas: Matemática Aplicada, Métodos Numéricos, Equações Diferenciais, Álgebra Linear, Pesquisa Operacional, Lógica Fuzzy, Otimização.

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

STIEGELMEIER, E. W.; MARTHOS, V. C.; BRESSAN, G. M. O contexto da geometria no âmbito escolar: concepções e implicações na formação docente. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 5, n. 1, p. 25–40, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i1id3167. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3167. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática