Matemágica e Resolução de Problemas
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2768Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Mágica, Resolução de Problemas, Aprendizagem, LúdicoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.Downloads
Referências
ALMEIDA, V. L. de. Matemágica: a arte da matemática. Maceió, AL: s.c.p., 2014.
ALMEIDA, V. L. de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Instituto de Matemática. Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2017.
ALVES, A. G. Mágicas Matemáticas como Metodologia de Ensino. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, 2015.
BASTOS, I. M. da S. Magia Matemática com Números. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Matemática para Professores), Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
D’AMBROSIO, B. S. A Evolução da Resolução de Problemas no Currículo Matemático. In: SEMINÁRIO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 1. 2008. Anais … Rio Claro: Unesp, 2008.
DRUCK, S. (Org.). Explorando o ensino da Matemática: atividades. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.
FURTADO, P. C. Brincadeiras envolvendo jogos de mágica e a matemática. 53 f. Relatório de Pesquisa (Curso de Licenciatura em Matemática) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2008.
GARAT, F; ZAMBRONE, G; GUIMARÃES, L; RANI, T. Abracadabra. Eclética. n. 21. p. 54-58, jul./dez. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/14%20-%20abracadabra.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.
IG SÃO PAULO. Professora usa mágica em sala de aula e melhora aprendizado em escola pública. 04/04/2017. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-04-04/matematica-magica.html. Acesso em: 31 mar. 2018.
OLIVEIRA, T. J. de; MASCARELLO, T. H.; GRANDO, C. M.; ANDREIS, R. F. Matemágica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., Curitiba, 2013. Anais … SBEM, 2013. Disponível em: http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2173_625_ID.pdf. Acesso em: 01 maio 2018.
ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. Trad. ARAÚJO, Heitor Lisboa de. Rio de Janeiro, 2006.
SAMPAIO, J. C.; MALAGUTTI, P. L. Mágicas, Matemática e outros mistérios. In: BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, 3., 2006. Universidade Federal de Goiás, UFSCar, 2006.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Resolução de Problemas. Porto Alegre, Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.