Matemágica e Resolução de Problemas

Autores

  • Viviane de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Matemática, Maceió, AL http://orcid.org/0000-0002-4425-3806
  • Vagner Lopes de Almeida Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2768

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Mágica, Resolução de Problemas, Aprendizagem, Lúdico

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.

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Biografia do Autor

  • Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Matemática, Maceió, AL
    Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, Coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, vice-coordenadora nacional do PROFMAT e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática e Educação Matemática.
  • Vagner Lopes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL
    Licenciado e mestre pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: raciocínio lógico.

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Publicado

2018-08-04

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

SANTOS, Viviane de Oliveira; ALMEIDA, Vagner Lopes de. Matemágica e Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 4, n. 1, p. 147–162, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2768. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768.. Acesso em: 7 dez. 2024.

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