Matemágica e Resolução de Problemas

Autores

  • Viviane de Oliveira Santos Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Matemática, Maceió, AL http://orcid.org/0000-0002-4425-3806
  • Vagner Lopes de Almeida Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2768

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Mágica, Resolução de Problemas, Aprendizagem, Lúdico

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar algumas mágicas que utilizam propriedades matemáticas e apresentá-las como uma proposta de uso em sala de aula, juntamente com a Resolução de Problemas. Tal estratégia pode melhorar a participação e aproveitamento dos alunos, estimular o raciocínio matemático, a criatividade, a capacidade de resolver problemas, desenvolver a concentração e a socialização. Levando em consideração os conteúdos abordados na Educação Básica, selecionamos e descrevemos uma lista de mágicas, detalhamos os conteúdos e habilidades predominantes em cada uma, mostrando a Matemática por trás de cada truque. Além do raciocínio lógico, usamos conhecimento de álgebra básica e aritmética para justificá-los. Ao revelar o segredo de cada mágica, percebe-se que é possível trabalhar vários conteúdos matemáticos que podem auxiliar a aprendizagem. A escolha de apresentar algumas mágicas com suas resoluções e com alguns possíveis questionamentos é no sentido de oferecer ao professor um material de apoio e ajudá-lo a trabalhar com as estratégias de seus alunos. Como a Matemática também deve ser vista como um conhecimento para desenvolver o raciocínio, aliar mágica a resolução de problemas pode ser um método eficiente para o estímulo ao desenvolvimento lógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane de Oliveira Santos, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Instituto de Matemática, Maceió, AL

Possui doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É professora efetiva no Instituto de Matemática da UFAL, Coordenadora do Curso de Matemática Licenciatura da UFAL, docente no Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT), editora-adjunta da Coleção História da Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática, vice-coordenadora nacional do PROFMAT e líder do Grupo de Pesquisa "História da Matemática e Educação Matemática" da UFAL. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática a Distância da UFAL. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial, História da Matemática e Educação Matemática.

Vagner Lopes de Almeida, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Maceió, AL

Licenciado e mestre pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: raciocínio lógico.

Referências

ALMEIDA, V. L. de. Matemágica: a arte da matemática. Maceió, AL: s.c.p., 2014.

ALMEIDA, V. L. de. Matemágica em sala de aula: uma proposta lúdica usando a resolução de problemas. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional. Instituto de Matemática. Universidade Federal de Alagoas. Maceió, 2017.

ALVES, A. G. Mágicas Matemáticas como Metodologia de Ensino. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) – Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Universidade Federal de São Carlos, 2015.

BASTOS, I. M. da S. Magia Matemática com Números. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Matemática para Professores), Departamento de Matemática, Universidade de Aveiro, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

D’AMBROSIO, B. S. A Evolução da Resolução de Problemas no Currículo Matemático. In: SEMINÁRIO EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 1. 2008. Anais … Rio Claro: Unesp, 2008.

DRUCK, S. (Org.). Explorando o ensino da Matemática: atividades. v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2004.

FURTADO, P. C. Brincadeiras envolvendo jogos de mágica e a matemática. 53 f. Relatório de Pesquisa (Curso de Licenciatura em Matemática) – Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2008.

GARAT, F; ZAMBRONE, G; GUIMARÃES, L; RANI, T. Abracadabra. Eclética. n. 21. p. 54-58, jul./dez. 2005. Disponível em: http://puc-riodigital.com.puc-rio.br/media/14%20-%20abracadabra.pdf. Acesso em: 31 mar. 2018.

IG SÃO PAULO. Professora usa mágica em sala de aula e melhora aprendizado em escola pública. 04/04/2017. Disponível em: http://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2017-04-04/matematica-magica.html. Acesso em: 31 mar. 2018.

OLIVEIRA, T. J. de; MASCARELLO, T. H.; GRANDO, C. M.; ANDREIS, R. F. Matemágica. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., Curitiba, 2013. Anais … SBEM, 2013. Disponível em: http://sbem.web1471.kinghost.net/anais/XIENEM/pdf/2173_625_ID.pdf. Acesso em: 01 maio 2018.

ONUCHIC, L. de la R. Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

ONUCHIC, L. de la R.; ALLEVATO, N. S. G. Novas reflexões sobre o ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas. In: BICUDO, M. A. V.; BORBA, M. de C. (Orgs.). Educação matemática: pesquisa em movimento. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: um novo aspecto do método matemático. Trad. ARAÚJO, Heitor Lisboa de. Rio de Janeiro, 2006.

SAMPAIO, J. C.; MALAGUTTI, P. L. Mágicas, Matemática e outros mistérios. In: BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, 3., 2006. Universidade Federal de Goiás, UFSCar, 2006.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Resolução de Problemas. Porto Alegre, Artmed, 2000.

Downloads

Publicado

2018-08-04

Como Citar

SANTOS, V. de O.; ALMEIDA, V. L. de. Matemágica e Resolução de Problemas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 147–162, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2768. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2768. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática