TIME em Ação: Teoria e Investigação em Matemática Elementar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2020v6i1id3543

Palavras-chave:

Investigação Matemática, Resolução de Problemas, Oficinas, Educação Matemática

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever e analisar algumas atividades realizada no projeto de extensão chamado Teoria e Investigação em Matemática Elementar (TIME), que é executado por professores do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá. Tal projeto é destinado a estudantes e professores da Educação Básica, e utiliza abordagens na forma de Resolução de Problemas, Oficinas e Investigação Matemática. Este vem ganhando destaque na região de Maringá pelas suas iniciativas e resultados em competições olímpicas de Matemática, levando-nos a querer entender como são seus encontros, suas abordagens metodológicas, sua organização e os resultados a respeito da participação e aprendizagem de seus frequentadores. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa, que segue o paradigma interpretativo na modalidade de observação participante. Seguindo esses caminhos, observamos o funcionamento de 3 oficinas que foram realizadas durante alguns dos encontros do TIME no ano de 2018. Os resultados desta pesquisa mostram que o TIME propicia um espaço de experimentação metodológica para os alunos e professores do curso de Matemática, além de contribuir para que seus participantes percebam como o conhecimento matemático é construído, realçando assim o pensamento crítico e criativo. Desta maneira, o projeto contrasta com o ensino tradicional, que de modo geral apresenta a Matemática como um conhecimento pronto e acabado, exposto de forma sequencial pautado em axiomas, definições, teoremas, demonstrações, exemplos e exercícios de fixação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Murilo Fratucci, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR

Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Integrante do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria da Universidade Estadual de Maringá (GPEG - UEM), coordenado pela orientadora Profª Drª Mariana Moran.

Mariana Moran, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR

Possui graduação em Matemática, Mestrado e Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é Professora Adjunta D da Universidade Estadual de Maringá e compõe o corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática - PRPGEM (Mestrado Acadêmico) da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática de Campo Mourão - GEPEMCAM e líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Geometria - GPEG. Membro fundador do GT14 - Didática da Matemática da SBEM; faz parte do Conselho Editorial da Revista Paranaense de Educação Matemática - RPEM (qualis B1); vice-coordenadora da Editora Fecilcam e membro da Câmara de Assuntos Acadêmicos do Conselho Universitário - COU da Universidade Estadual de Maringá.

Eduardo de Amorim Neves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR

Possui Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2006), Mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2008) e Doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (2013). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá, trabalhando na área de Geometria Riemanniana e Geometria Estocástica.

Thiago Fanelli Ferraiol, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá, onde desenvolve projetos de pesquisa e de extensão relacionados à matemática e ao seu ensino.

Downloads

Publicado

2020-01-01

Como Citar

FRATUCCI, V. M.; MORAN, M.; NEVES, E. de A.; FERRAIOL, T. F. TIME em Ação: Teoria e Investigação em Matemática Elementar. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 6, n. 1, p. 1–14, 2020. DOI: 10.35819/remat2020v6i1id3543. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3543. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática