Construção de conhecimentos matemáticos através da utilização de peças LEGO
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1235Palavras-chave:
Ensino Fundamental, Aritmética, Múltiplos, DivisoresResumo
Por sua semelhança com o método de resolução, o qual geralmente nos leva à fatoração como mecanismo de solução, o presente trabalho teve como objetivo traçar reflexões acerca do mínimo múltiplo comum (MMC) e máximo divisor comum (MDC). A técnica utilizada foi a aplicação de peças do Grupo LEGO. O estudo apresentou diversas atividades com o intuito de tornar mais acessível a aplicação de alguns conceitos, tais como multiplicação, decomposição dos números em fatores primos, MMC, MDC e potenciação, utilizando as obras citadas nas referências como aporte teórico. O método de experiência foi aplicado com um aluno do quinto ano do Ensino Fundamental, matriculado no Colégio Martins, no Rio de Janeiro. Utilizaram-se peças LEGO, todas do mesmo tamanho, de 8 cores distintas. Foram enumeradas do número 2 ao 9 e construíram-se cartões de papel, com os números existentes na tabela de multiplicações. A partir daí foi iniciada a análise da teoria adicionada à “nova” forma lúdica de solucionar as proposições. De acordo com a observação feita ao final da experiência, percebeu-se que era difícil para o aluno solucionar questões referentes ao MDC e MMC, pois havia uma confusão entre a utilização destes. Após inserir as atividades com as peças LEGO, a resolução tornou-se mais concreta e palpável, mostrando aos alunos onde se aplica cada caso. A atividade, que consistia em enfatizar a aplicabilidade do MMC, MDC e decomposição de números primos com peças LEGO, oportunizou ao aluno a solução de exercícios matemáticos, atingindo o seu objetivo máximo, estimulando o pensamento autônomo, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.Downloads
Referências
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