Construção de conhecimentos matemáticos através da utilização de peças LEGO

Autores

  • Vinícius Borovoy Sant'ana Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Bruno Gonçalo Penedo de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Bárbara de Medeiros Marinho Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1235

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Aritmética, Múltiplos, Divisores

Resumo

Por sua semelhança com o método de resolução, o qual geralmente nos leva à fatoração como mecanismo de solução, o presente trabalho teve como objetivo traçar reflexões acerca do mínimo múltiplo comum (MMC) e máximo divisor comum (MDC). A técnica utilizada foi a aplicação de peças do Grupo LEGO. O estudo apresentou diversas atividades com o intuito de tornar mais acessível a aplicação de alguns conceitos, tais como multiplicação, decomposição dos números em fatores primos, MMC, MDC e potenciação, utilizando as obras citadas nas referências como aporte teórico. O método de experiência foi aplicado com um aluno do quinto ano do Ensino Fundamental, matriculado no Colégio Martins, no Rio de Janeiro. Utilizaram-se peças LEGO, todas do mesmo tamanho, de 8 cores distintas. Foram enumeradas do número 2 ao 9 e construíram-se cartões de papel, com os números existentes na tabela de multiplicações. A partir daí foi iniciada a análise da teoria adicionada à “nova” forma lúdica de solucionar as proposições. De acordo com a observação feita ao final da experiência, percebeu-se que era difícil para o aluno solucionar questões referentes ao MDC e MMC, pois havia uma confusão entre a utilização destes. Após inserir as atividades com as peças LEGO, a resolução tornou-se mais concreta e palpável, mostrando aos alunos onde se aplica cada caso. A atividade, que consistia em enfatizar a aplicabilidade do MMC, MDC e decomposição de números primos com peças LEGO, oportunizou ao aluno a solução de exercícios matemáticos, atingindo o seu objetivo máximo, estimulando o pensamento autônomo, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinícius Borovoy Sant'ana, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ

Bacharel em Ciências Atuariais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Licenciado pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISEED), Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM),Aluno isolado na disciplina Jovens e Adultos em espaços escolares no Programa de Mestrado em Educação do CAP-UERJ, colaborador no Grupo de Educação Matemática do CAP UERJ (GEMAT-UERJ) e no Laboratório Sustentável de Matemática (LSM)

Referências

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
CASTELNUOVO, E. Didatica de la Matemática Moderna. México: Trillas, 1970.
LEFRANÇOIS, G. R. Teorias de aprendizagem. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
LORENZATO, S. (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. Coleção Formação de Professores.
POWELL, A. B.; BAIRRAL, M. A. A escrita e o pensamento matemático: interações e pontencialidades. Campinas: Papirus, 2006
SILVA, D.M.V. Matemática é ciência. Revista do Professor, v. 30, Rio Pardo, p. 26-36, 2014.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes. 1984.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

SANT’ANA, V. B.; SOUZA, B. G. P. de; MARINHO, B. de M. Construção de conhecimentos matemáticos através da utilização de peças LEGO. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 233, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1235. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1235. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos