A Proposição e Resolução de Problemas na aprendizagem de Matemática: possibilidades para o Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7iespecialid5513

Palavras-chave:

Análise Combinatória, Ciência da Computação, educação superior, ensino remoto, jogos computacionais

Resumo

Pesquisas recentes constatam a importância de os estudantes desenvolverem o seu papel de forma ativa no processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, este artigo objetiva analisar contribuições da proposição e resolução de problemas como concepções de ensino a fim de proporcionar aos estudantes do Ensino Superior que estes sejam ativos no desenvolvimento da sua aprendizagem em Matemática ao propor e resolver problemas associados ao conteúdo de análise combinatória. A investigação ocorreu durante o primeiro semestre de 2021, desenvolvida com 56 estudantes matriculados em duas turmas de bacharelado em Ciência da Computação, na Universidade Regional de Blumenau, em Santa Catarina, Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa empírica, sendo os dados de natureza qualitativa-quantitativa e, no que diz respeito aos procedimentos adotados, constitui-se como uma investigação-ação, na qual o registro de dados foi realizado por meio de diário de campo, registro de documentos e gravações audiovisuais. Como resultados obtidos, constatou-se que as concepções de ensino de Matemática adotadas permitiram desenvolver habilidades associadas à aprendizagem matemática, bem como a outras habilidades específicas relacionadas ao contexto de formação profissional dos próprios estudantes. Entretanto, a pesquisa apresentou possibilidades de ensino e de aprendizagem de Matemática a serem investigadas em futuras pesquisas e práticas de ensino, indo além do desenvolvimento exclusivo do pensamento matemático associado ao conteúdo abordado ao permitir que os estudantes tragam para a sala de aula as suas próprias habilidades e conhecimentos, oriundos de suas vivências e contextos pessoais.

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Biografia do Autor

Leonardo Cristiano Gieseler, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

Bruno Schneider, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil

Janaína Poffo Possamai, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, SC, Brasil, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), São Paulo, SP, Brasil

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Publicado

2021-12-21

Como Citar

GIESELER, L. C.; SCHNEIDER, B.; POSSAMAI, J. P.; ALLEVATO, N. S. G. A Proposição e Resolução de Problemas na aprendizagem de Matemática: possibilidades para o Ensino Superior. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. especial, p. e4004, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7iespecialid5513. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5513. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Resolução de Problemas na Educação Matemática