Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem

Autores

  • Paulo Jorge Magalhães Teixeira Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense e Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1256

Palavras-chave:

Problemas de Contagem, Análise Combinatória, Formação de Professores de Matemática, Educação Matemática

Resumo

Este trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos.

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Biografia do Autor

Paulo Jorge Magalhães Teixeira, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ IME - Instituto de Matemática e Estatística da UFF - Universidade Federal Fluminense e Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.

Doutor em Educação Matemática, áreas de pesquisda em Formação de Professores e ensino aprendizagem de conteúdos de Análise Combinatória, Probabilidade e Estatística. Professor Associado do Departamento de Análise (GAN) do IME-UFF - Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal Fluminense e Professor Associado do Departamento de Matemática do Colégio Pedro II.

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Publicado

2016-01-05

Como Citar

TEIXEIRA, P. J. M. Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 52–62, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1256. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1256. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Comunicações Científicas