Recorte de resultados de formação continuada desenvolvida com professores acerca de práticas relacionadas à resolução de problemas de contagem
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1256Keywords:
Problemas de Contagem, Análise Combinatória, Formação de Professores de Matemática, Educação MatemáticaAbstract
Este trabalho é o recorte de uma situação-problema que foi proposta em uma sequência de ensino de uma pesquisa que envolveu a formação continuada de 20 professores os quais ensinam Matemática na Educação Básica, em uma rede estadual de ensino. O propósito foi identificar possibilidades acerca da re-significação da prática docente em relação ao desenvolvimento de atividades que estimulem o exercício do raciocínio combinatório enquanto representações gráficas são construídas e exploradas em conjunto com os dois Princípios Fundamentais da Contagem, de modo a obter todos os agrupamentos-solução (ou o quantitativo destes) que satisfazem à solução de um problema de contagem, sem a aplicação de fórmulas. Os professores trabalharam em grupos, refletiram acerca dos enunciados dos problemas e discutiram sobre as soluções. O pesquisador mediou discussões acerca da validação ou não das soluções e das questões colocadas em discussão e a análise dos resultados obtidos pelos professores, relacionadas à viabilidade de propor a alunos do Ensino Fundamental. Identificou-se a prevalência por soluções via representações numéricas comparadas à construção de uma representação gráfica, não obstante seu uso ter sido incentivado pelo pesquisador. Faltou ao grupo mobilizar novas estratégias de resolução frente ao desafio de resolver problemas cujos enunciados não davam pistas diretas do tipo de agrupamentos-solução envolvidos.
Downloads
References
FISCHBEIN, E. The interaction between the formal, the algorithmic and the intuitive components in a mathematical activity. In: Didactics of Mathematics as a Scientific Discipline. Mathematics Education Library. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1994.
MORGADO, A.C. de O.; CARVALHO, J. B. P. de; CARVALHO; P. C. P.; FERNADEZ, P. Análise Combinatória e Probabilidade. Coleção do Professor de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 1991.
TALL, D.; VINNER, S. Concept image and concept definition in mathematics with particular reference to limits and continuity. Educational Studies in Mathematics, v. 12, p. 151-169, 1981.
TEIXEIRA, Paulo Jorge Magalhães. Um estudo sobre os conhecimentos necessários ao professor de Matemática para a exploração de problemas de contagem no Ensino Fundamental. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2012.
______. Professores de Matemática e problemas de contagem no Ensino Fundamental. Anais do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. PUC-PR, Curitiba, 2013.
______. Os Blocos Lógicos e o desenvolvimento do raciocínio combinatório. Anais do XI ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática: Retrospectivas e Perspectivas. PUC-PR. Curitiba, 2013.
______. O que você sabe sobre médias? Revista CÁLCULO: Matemática para todos, São Paulo, ed. 35, ano 3, dez. 2013.
______. Resolvendo problemas de análise combinatória nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2014.
______. Práticas acerca do raciocínio combinatório no Ensino Fundamental. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
______. Ensino de Análise Combinatória na Educação Básica: uma trajetória. São Paulo: Novas Edições Acadêmicas, 2015.
______. Resolvendo problemas de análise combinatória nos anos finais do Ensino Fundamental. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2015 (no prelo).
SHULMAN, Lee Seel. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
VERGNAUD, Gèrard. El niño, las matemáticas y la realidad: problemas de la enseñanza de las matemática en la escuela primária. México: Editorial Trillas,1991.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.