Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1295

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Ricardo Ledur, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Bom Princípio, RS

    Licenciado em Ciências. Licenciado em Matemática. Especialização em Metodologia da pesquisa e do Ensino em Educação Ambiental. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

  • Dênis Carrard Ledur, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS

    Licenciado em Matemática. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.

CARVALHO JUNIOR, G. D. de. Aula de Física: do planejamento à avaliação. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

FONSECA, M. da C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. 2000. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber. Acesso em: 16 set. 2015.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

MORAES, M. S.; ALONSO-SAHN, E. P.; MATTIAZZO_CARDIA, E.; UENO, R. Educação Matemática e temas político-sociais. Campinas: Autores Associados, 2008.

MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de Ciências. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. In: MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C.; RODRÍGUEZ, M. L. (Orgs.). ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO, 2., 1997, Burgos, Espanha. Actas del II Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, Espanha: Universidad de Burgos, 1997, p. 17-45. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf. Acesso em: out. 2013.

SANTOS, M. A. C. Fracasso escolar: mecanismos de produção e superação. Guarapari, ES: Ex Libris, 2007.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 39, set/dez 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 128–139, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1295. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295.. Acesso em: 6 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 340

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.