Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1295

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.

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Biografía del autor/a

José Ricardo Ledur, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Bom Princípio, RS

Licenciado em Ciências. Licenciado em Matemática. Especialização em Metodologia da pesquisa e do Ensino em Educação Ambiental. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

Dênis Carrard Ledur, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS

Licenciado em Matemática. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2016-07-18

Cómo citar

LEDUR, J. R.; LEDUR, D. C. Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 128–139, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1295. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Ensino de Matemática