Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1295

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Educação de Jovens e Adultos, Interdisciplinaridade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da aplicação de uma estratégia didática interdisciplinar fundamentada na Aprendizagem Significativa. A sequência foi aplicada em uma turma de série final da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, em uma escola pública municipal de Bom Princípio, Rio Grande do Sul. O objetivo das atividades desenvolvidas foi proporcionar aos estudantes uma percepção integradora entre o conhecimento escolar e o contexto em que estão inseridos, favorecendo a reflexão crítica da realidade e a formação cidadã. Considerando que os desafios encontrados no ensino do contexto da Educação de Jovens e Adultos são complexos, a utilização de recursos didáticos potencialmente significativos pode representar uma alternativa para a aprendizagem dos estudantes dessa modalidade. Apesar da ocorrência de dificuldades na resolução de cálculos em algumas das situações propostas, as atividades demonstraram potencial para motivar os estudantes a aprender. A análise dos dados indicou que os estudantes consideraram que a aplicação dos conteúdos em situações reais e a utilização de recursos digitais contribuíram para a compreensão dos conceitos. Indícios de aprendizagem significativa foram evidenciados, o que demonstra a potencialidade dessa estratégia didática para a melhoria do processo de ensinar e de aprender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Ledur, Escola Estadual de Ensino Fundamental Pio XII, Bom Princípio, RS

Licenciado em Ciências. Licenciado em Matemática. Especialização em Metodologia da pesquisa e do Ensino em Educação Ambiental. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática.

Dênis Carrard Ledur, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas, RS

Licenciado em Matemática. Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

Referências

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.

CARVALHO JUNIOR, G. D. de. Aula de Física: do planejamento à avaliação. São Paulo: Livraria da Física, 2011.

DOWBOR, L. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

FONSECA, M. da C. F. R. Educação Matemática de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. 2000. Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber. Acesso em: 16 set. 2015.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

MORAES, M. S.; ALONSO-SAHN, E. P.; MATTIAZZO_CARDIA, E.; UENO, R. Educação Matemática e temas político-sociais. Campinas: Autores Associados, 2008.

MORAES, R. (Org.). Construtivismo e ensino de Ciências. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. In: MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C.; RODRÍGUEZ, M. L. (Orgs.). ENCUENTRO INTERNACIONAL SOBRE EL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO, 2., 1997, Burgos, Espanha. Actas del II Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, Espanha: Universidad de Burgos, 1997, p. 17-45. Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/~moreira/apsigsubport.pdf. Acesso em: out. 2013.

SANTOS, M. A. C. Fracasso escolar: mecanismos de produção e superação. Guarapari, ES: Ex Libris, 2007.

THIESEN, J. da S. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo de ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v.13, n. 39, set/dez 2008.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

LEDUR, J. R.; LEDUR, D. C. Consumo de energia elétrica: uma atividade interdisciplinar na Educação de Jovens e Adultos. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 128–139, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1295. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1295. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática