Aprendizagem significativa da função seno

Autores

  • José Ricardo Ledur Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS EEEM Felipe Camarão EEEF Pio XII
  • Gabriele Molon Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1199

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Funções Periódicas, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de oficina para o desenvolvimento de uma sequência didática para o estudo da função seno. O objetivo é aproximar os conteúdos curriculares a situações do cotidiano e favorecer a aprendizagem significativa de conceitos envolvidos no estudo de funções trigonométricas. A contextualização do conhecimento é uma estratégia para conduzir à compreensão da realidade e favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitam os estudantes a assumir papel protagonista em sua aprendizagem e a intervir de forma consciente no seu contexto social. A oficina está organizada em uma sequência de atividades estruturadas em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. São propostas situações-problema que estimulam a atribuição de significado aos conceitos estudados, utilizando conhecimentos prévios dos estudantes para a formalização do saber. A sequência foi apresentada a professores da área em uma oficina, de 2 horas de duração, da disciplina de Planejamento em Ensino do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, tendo sido avaliada satisfatoriamente pelos participantes.

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Biografia do Autor

  • José Ricardo Ledur, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS EEEM Felipe Camarão EEEF Pio XII

    Licenciado em Ciências

    Licenciado em Matemática

    Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Ambiental

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

  • Gabriele Molon, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

    Licenciada em Matemática

    Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Referências

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Publicado

2016-01-05

Edição

Seção

Oficinas

Como Citar

LEDUR, José Ricardo; MOLON, Gabriele. Aprendizagem significativa da função seno. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 1, n. 2, p. 73–80, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1199. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1199.. Acesso em: 5 dez. 2024.

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