Aprendizagem significativa da função seno
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1199Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Funções Periódicas, Aprendizagem SignificativaResumo
Este trabalho apresenta uma proposta de oficina para o desenvolvimento de uma sequência didática para o estudo da função seno. O objetivo é aproximar os conteúdos curriculares a situações do cotidiano e favorecer a aprendizagem significativa de conceitos envolvidos no estudo de funções trigonométricas. A contextualização do conhecimento é uma estratégia para conduzir à compreensão da realidade e favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitam os estudantes a assumir papel protagonista em sua aprendizagem e a intervir de forma consciente no seu contexto social. A oficina está organizada em uma sequência de atividades estruturadas em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. São propostas situações-problema que estimulam a atribuição de significado aos conceitos estudados, utilizando conhecimentos prévios dos estudantes para a formalização do saber. A sequência foi apresentada a professores da área em uma oficina, de 2 horas de duração, da disciplina de Planejamento em Ensino do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, tendo sido avaliada satisfatoriamente pelos participantes.
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