Aprendizagem significativa da função seno

Autores

  • José Ricardo Ledur Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS EEEM Felipe Camarão EEEF Pio XII
  • Gabriele Molon Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1199

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Funções Periódicas, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de oficina para o desenvolvimento de uma sequência didática para o estudo da função seno. O objetivo é aproximar os conteúdos curriculares a situações do cotidiano e favorecer a aprendizagem significativa de conceitos envolvidos no estudo de funções trigonométricas. A contextualização do conhecimento é uma estratégia para conduzir à compreensão da realidade e favorece o desenvolvimento de habilidades e competências que capacitam os estudantes a assumir papel protagonista em sua aprendizagem e a intervir de forma consciente no seu contexto social. A oficina está organizada em uma sequência de atividades estruturadas em três momentos pedagógicos: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. São propostas situações-problema que estimulam a atribuição de significado aos conceitos estudados, utilizando conhecimentos prévios dos estudantes para a formalização do saber. A sequência foi apresentada a professores da área em uma oficina, de 2 horas de duração, da disciplina de Planejamento em Ensino do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, da Universidade de Caxias do Sul, tendo sido avaliada satisfatoriamente pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ricardo Ledur, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS EEEM Felipe Camarão EEEF Pio XII

Licenciado em Ciências

Licenciado em Matemática

Especialização em Metodologia do Ensino e da Pesquisa em Educação Ambiental

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Gabriele Molon, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, RS

Licenciada em Matemática

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática

Referências

AUSUBEL, David P. Aquisição e tenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BASSANEZZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2004.

BORGES, Pedro A. P. NEHRING, Cátia Maria. Modelagem Matemática e Sequências Didáticas: uma relação de complementaridade. Bolema, Rio Claro, ano 21, n. 30, p. 131-147, 2008. Disponível em: http://www2.rc.unesp.br/bolema/?q=node/52. Acesso em: out. 2013.

COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa; MIRAS, Mariana; ONRUBIA, Javier; SOLÉ, Isabel; ZABALA, Antoni. Construtivismo na sala de aula. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006.

DELIZOICOV, Demétrio. ANGOTTI, José André P. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

GUIMARÃES, Yara A. F. GIORDAN, Marcelo. Instrumento para Construção e Validação de Sequências Didáticas em um Curso a Distância de Formação Continuada de Professores. 2011. Disponível em: http://www.lapeq.fe.usp.br/textos/fp/fppdf/guimaraes_giordan-enpec-2012.pdf. Acesso em: set. 2013.

HOFFMANN, Jussara Maria L. Avaliação Mediadora: uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento. 2011. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=008. Acesso em: 12 nov. 2013.

KENSKI, V. M.; GOZZI, M. P.; JORDÃO, T. C.; SILVA R. G. da. Ensinar e aprender em ambientes virtuais. Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, n. 2, jun. 2009.

MARTINHO, Maria H. A aula de matemática como ponta do iceberg? Revista Educação Matemática, n. 115, nov./dez. 2011.

SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO. Matemática. Curitiba: SEED/PR, 2006.

ROCHA, João Batista Teixeira. SOARES, Félix Antunes. O ensino de ciências para além do muro do construtivismo. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, out./dez. 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo,php?pid=S000-6725200500016&sclpt=sci_arttext. Acesso em: out. 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

LEDUR, J. R.; MOLON, G. Aprendizagem significativa da função seno. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 73–80, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1199. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1199. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Oficinas