Cartografia da(s) identidade(s) do professor de Matemática: mapa das densidades de sentido constituídas nas redes discursivas de sujeitos escolares

Autores

  • Cássia Maiele Weber Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS
  • Josaine de Moura Pinheiro Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, São Leopoldo, RS
  • Suelen Assunção Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2517

Palavras-chave:

Identidade, Discurso, Professor, Matemática

Resumo

O artigo tem por objetivo mapear identidade(s) do professor de Matemática, constituídas nas redes discursivas dos sujeitos escolares contemporâneos de uma escola da rede privada de ensino da cidade de Novo Hamburgo (RS), quais sejam: coordenação pedagógica, professores de Matemática, professores de outras áreas do conhecimento e alunos de Ensino Fundamental e Médio. O material empírico analisado foi composto por entrevistas, aplicadas por meio de questionários semi-estruturados. As lentes teóricas utilizadas para a realização deste estudo tiveram inspiração na perspectiva pós-estruturalista, da qual se tomou as ferramentas analíticas identidade e discurso, advindas, respectivamente, das teorizações de Zygmunt Bauman e de Michel Foucault. Nas narrativas dos sujeitos escolares estudadas, delimitaram-se densidades de sentido, a partir das recorrências mapeadas nos questionários. Essas densidades apontaram para um professor de Matemática que possui identidades diferentes, cambiantes e múltiplas; mas, com recorrências, como: responsável, ético, interessado em aprender e empático, que domina os conteúdos, comprometido, que instiga a construção do conhecimento, criativo, motivado, que dá bons exemplos, coerente, educado, observador, que propõe atividades diversificadas, exigente, paciencioso, organizado, dedicado, que ama o que faz, que “explica bem” a matéria, que tira as dúvidas dos alunos, que corrige os exercícios e que é justo. Do material empírico e das densidades de sentido, emergiram as seguintes categorias para o professor de Matemática: professor múltiplo, inventivo, poderoso e milagroso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Maiele Weber, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS

Especialista em Educação Matemática (UNISINOS). Graduada em Licenciatura em Matemática (UNISINOS). Professora de Matemática de Ensino Fundamental e Ensino Médio, em escola particular de Novo Hamburgo. Assessora externa da Editora FTD Educação, com capacitações para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Professores de Matemática. Idealizadora e coordenadora de uma Oficina de Educação Financeira, para crianças de Ensino Fundamental. Professora do Projeto PAA - Programa de Auxílio à Aprendizagem e de Progressão Parcial de Matemática, ambos projetos que auxiliam alunos com dificuldades na disciplina de Matemática. Autora de artigos como ?Ensino e aprendizagem da matemática: diálogo sobre e com alunos com Tdah ? Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade? e "Identidades do professor de Matemática". Interessada em pesquisas e estatísticas sobre o ensino da Matemática e nas estratégias de sucesso no estado do Rio Grande do Sul, bem como em formação de professores, no estudo do "ser professor" de Matemática nos dias de hoje e com foco na qualificação do "fazer" docente.

Josaine de Moura Pinheiro, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, São Leopoldo, RS

Doutora (2014) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Mestre em Matemática Aplicada (1998) pelo programa de Pós-Graduação de Matemática Aplicada e Computacional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Graduada (1995) em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria. No curso de Doutorado, seu estudo problematizou táticas e estratégias colocadas em movimento no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) que constituem sujeitos que se destacam na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Desenvolve suas atividades investigativas junto ao GIPEMS-Unisinos: Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação Matemática e Sociedade e é pesquisadora do GEEmCO-UFRGS: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade, ambos registrados no diretório de pesquisas do CNPq. Seu interesse investigativo tem como foco questões da constituição de sujeitos, em sua relação com a educação matemática, inserida na perspectiva pós-estruturalista. Atuou durante 20 anos no Ensino Superior e atualmente é professora do Magistério Federal Classe DIV-3 do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA).

Suelen Assunção Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências, Porto Alegre, RS

Doutora em Educação pela UFRGS, Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Tutoria em EaD (UFRGS), possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFRGS. Atualmente é Professora do Departamento Interdisciplinar da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora do PPG em Educação em Ensino de Ciências pela UFRGS. É pesquisadora nos Grupos de Pesquisa PRAKTIKÉ: Educação e Currículo em Ciências e Matemática e GEEmCO: Grupo de Estudos em Educação Matemática e Contemporaneidade, ambos da UFRGS, do Diretório de Grupos de Pesquisa CNPq. Possui interesse nas temáticas sobre Educação Matemática, Formação de Professores de Matemática e Filosofias da Diferença e Educação.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. A Paixão de Trabalhar com Foucault. In: COSTA, M. V. (Org.). Caminhos Investigativos: Novos olhares na pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

MORAES JUNIOR, José de Assis. Para uma análise cartográfica da subjetividade na escola a partir de Nietzsche, Deleuze e Guattari. Saberes: Filosofia e Educação, Natal, v. 1, n. 6, fev. 2011.

PINHEIRO, Josaine de Moura. Estudantes forjados nas arcadas do Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA): “Novos talentos” da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2014. 231 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.

PINHEIRO, Josaine de Moura. A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): uma forma de inclusão. In. WANDERER, F.; KNIJNIK, G. (Orgs.). Educação Matemática e Sociedade. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016. P. 329-351.

SANTOS, Suelen Assunção. Experiências narradas no ciberespaço: um olhar para as formas de se pensar e ser professora que ensina matemática. 2009, 291 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SANTOS, Suelen Assunção. Docen ci/ç ação: do dual ao duplo da docência em matemática. 2015, 196 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.

SANTOS, S. A.; PINHEIRO, J. M. Análise de discursos em Educação Matemática: revista Nova Escola constituindo identidades docentes. In: SANTOS, S. A.; SANTOS, B. P. dos S. (Orgs.). Educação Matemática: Prática, Teoria, Reflexão. 1. ed .Curitiba: CRV, 2013. p. 79-94.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria Cultural e Educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

WEBER, Cassia Maiele. Identidade(s) do professor de matemática nas amarras escolares, 2015. 28 p. Monografia (Especialização em Educação Matemática) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2015.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

WEBER, C. M.; PINHEIRO, J. de M.; SANTOS, S. A. Cartografia da(s) identidade(s) do professor de Matemática: mapa das densidades de sentido constituídas nas redes discursivas de sujeitos escolares. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 78–93, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2517. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2517. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)