Estatística no Ensino Fundamental: fragilidades diagnosticadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i1id6745

Palavras-chave:

ensino de estatística, estatística no Ensino Fundamental, planilhas digitais

Resumo

O presente trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa de dissertação aplicada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental. Por meio de um questionário com 10 questões, buscou-se averiguar quais habilidades relacionadas ao letramento estatístico os alunos desenvolveram durante os anos que compõem o Ensino Fundamental. As habilidades avaliadas foram selecionadas conforme proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), na disciplina de matemática. A pesquisa adota uma abordagem mista e justifica-se pela necessidade de conhecer quais fragilidades devem ser superadas no processo de ensino-aprendizagem de conceitos estatísticos na Educação Básica. Dessa forma, se favorece a busca contínua pela melhoria por meio da aplicação e adaptação de novas metodologias, atividades e estratégias. Os resultados obtidos indicaram que a maior parte da turma pesquisada desenvolveu habilidades relacionadas à interpretação de gráficos de colunas, gráficos de setores e interpretação de tabelas simples. No entanto, apresentaram dificuldades ao utilizar medidas de tendência central (média e moda), interpretar gráficos de linhas, tabelas de dupla entrada e interpretar enunciados. Como possibilidade para auxiliar na superação das fragilidades identificadas, sugere-se a utilização de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que inclua a elaboração e execução de uma pesquisa estatística com os alunos, bem como a utilização de planilhas digitais, adotando uma perspectiva interdisciplinar.

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Biografia do Autor

Mariella Fidler, Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa, Santa Rosa, RS, Brasil

Rosangela Ferreira Prestes, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS, Brasil

Rozelaine de Fatima Franzin, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Santo Ângelo, RS, Brasil

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Publicado

2024-03-18

Como Citar

FIDLER, M.; PRESTES, R. F.; FRANZIN, R. de F. Estatística no Ensino Fundamental: fragilidades diagnosticadas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 10, n. 1, p. e2002, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i1id6745. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6745. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática