Iniciação à docência de Matemática: uma vivência diferente
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i2id1535Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Atividades Diferenciadas, Prática de Sala de AulaResumo
O trabalho é uma reflexão das primeiras ações – didáticas e metodológicas – como professores de Matemática na Escola Básica, viabilizadas pelo projeto de extensão denominado “Iniciação à Docência”, do IFRS, Campus Osório. Tal trabalho tem como objetivo compartilhar vivências, experiências e inquietações que ocorreram desde a construção das atividades para determinados conteúdos, bem como a forma de trabalhar com os estudantes na Escola Básica, além das muitas incertezas advindas do processo de planejamento e da execução do trabalho docente. A metodologia adotada consistiu em um estudo de caso, que analisou a ação de treze docentes iniciantes em suas primeiras atividades como professores na Escola Básica, mais especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto foi desenvolvido em cinco escolas públicas do Litoral Norte do RS, na modalidade de oficinas. A teoria adotada foi a de Piaget, quanto ao processo de aprendizagem construtivista; a de Freire, quanto à necessidade do diálogo permanente em sala de aula entre professor e estudantes; e, por fim, a de autores de Educação Matemática, como Fiorentini, Pais e outros, que abordam reflexões quanto ao uso de diferentes meios e formas para se trabalhar na Escola Básica. Os principais resultados foram: a mobilização dos licenciandos ao planejarem e executarem as atividades, e a mesma dos estudantes das escolas ao explorarem as atividades em sala de aula; e a reflexão dos discentes em licenciatura, que precisam estudar e aprender muito, tanto Matemática quanto Educação Matemática, a fim de que se tornem professores.Downloads
Referências
BONA, Aline Silva de. Ações de Investigação na aula de Matemática. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. SBEM, 2013. p. 1-15.
BONA, Aline Silva de. Espaço de aprendizagem digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
BONA, Aline Silva de; SOUZA, Maria Tereza Coelho. Aulas investigativas e a construção de conceitos de matemática: um estudo a partir da teoria de Piaget. Revista de Psicologia da USP, v. 6, n. 2, p. 240-248, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Fundamental e Médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 4 v., 1998.
CAMARGO, Gabriel Dummer; BAMPI, Lisete. A maratona dos poliedros: o professor cansado e a diferença do igual. In: MOELLWALD, Francisco E.; BAMPI, Lisete. Iniciação à docência em Matemática: experiências e outros escritos. São Leopoldo: Oikos, 2011. p. 19-34.
D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar Matemática hoje? Temas e Debates. SBEM, Brasília, ano II, n. 2, p. 15-19, 1989.
D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria a práxis. Campinas: Papirus,1996.
FIORENTINI, Dário; LORENZATO, Sérgio. Investigação de ensino de Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 1994.
______. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Coleção Formação de Professores. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.
MORIN, Edgar. Complexidade e Transdisciplinaridade: a reforma da universidade e do Ensino Fundamental. Natal: EDUFRN, 1999.
PAIS, Luiz Carlos. Didática da Matemática. São Paulo: Autêntica, 2007.
PIAGET, Jean. Abstração Reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais. Porto Alegre: Artmed, 1977.
______. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PONTE, João Pedro; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações matemáticas na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.