Matemática, meio ambiente e arte: transformando lixo em luxo!

  • Bruna Silva dos Santos Moreira Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Maricá, RJ http://orcid.org/0000-0003-4879-8528
  • Rosa María García Márquez Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ http://orcid.org/0000-0003-3465-569X
  • Jorge Corrêa de Araújo Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ http://orcid.org/0000-0002-1015-6311
Palavras-chave: Ensino de Matemática, Arte, Meio Ambiente, Lixo

Resumo

Devido ao crescente aumento da população e, consequentemente, do uso exagerado dos recursos naturais e da produção industrial, existe atualmente uma constante preocupação de organizações governamentais e não governamentais com a preservação do meio ambiente e com a qualidade de vida das futuras gerações. Neste sentido, é fundamental envolver o jovem estudante com as preocupações ambientais trabalhando de forma contextualizada e relacionando o meio ambiente aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, possibilitando a interação entre diferentes ciências, em especial a Matemática, por meio da interdisciplinaridade. O presente trabalho apresenta um relato de experiência realizada com uma turma piloto de oitavo ano do Ensino Fundamental, em uma escola na cidade de Maricá, no Estado do Rio de Janeiro. Foram abordados tópicos de Matemática com ênfase em estatística, de modo a quantificar a produção de lixo ambiental de uma amostra recolhida dentro do perímetro urbano da cidade. Durante este processo, foram propostas atividades interdisciplinares de modo a relacioná-las com as etapas de produção e a destinação do lixo ambiental. Tal experiência foi vivenciada em diferentes momentos, entre os quais se pode destacar: palestra, uso da sala de recursos, oficina de Arte e Matemática, bem como produção textual. A interação e a colaboração em cada etapa das atividades realizadas pela turma mostram que a interdisciplinaridade é uma grande aliada para uma aprendizagem significativa, ou seja, colabora para a formação de alunos críticos, reflexivos e criativos, capazes de entenderem a importância da Matemática como uma aliada na preservação ambiental.

Biografia do Autor

Bruna Silva dos Santos Moreira, Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), Maricá, RJ

Possui graduação em matemática pela Universidade Federal Fluminense (2008). Atualmente é professora de matemática - lp do Governo do Estado do Rio de Janeiro e professora de matemática - lp - Prefeirura Municipal de Niterói. Professora do Ensino Fundamental e Ensino Médio e aluna do Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT.

Rosa María García Márquez, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ

Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Jorge Corrêa de Araújo, Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Faculdade de Formação de Professores, Departamento de Matemática, São Gonçalo, RJ

Possui o bacharelado em matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Modelagem Computacional (matemática aplicada e computação científica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto-matricula 8237-0 do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em difração de raios-X de materiais policristalinos com o metodo de Rietveld.

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Publicado
2019-12-30
Como Citar
MOREIRA, B.; MÁRQUEZ, R.; DE ARAÚJO, J. Matemática, meio ambiente e arte: transformando lixo em luxo!. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, v. 6, n. 1, p. 1-18, 30 dez. 2019.
Seção
Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos