Solução de um Circuito Resistor-Indutor usando Transformada de Fourier e a Integração Complexa
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2288Palavras-chave:
Transformada de Fourier, Teorema dos Resíduos de Cauchy, Método de Série de Taylor, Solução ExplícitaResumo
Nesse trabalho, a equação diferencial linear que representa a corrente elétrica em um circuito simples do tipo resistor-indutor (RL) com uma voltagem E(t)=E_0 exp(-at^2) é resolvida detalhadamente usando a transformada de Fourier e a integração complexa. Devido à natureza exponencial da força de voltagem, não foi possível obter a solução analítica por meio de funções elementares, mas tal dificuldade pode ser contornada por meio da análise complexa. Uma solução numérica com o método de série de Taylor mostrou boa concordância com a solução explícita obtida.
Downloads
Referências
BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
BROWN, J. W.; CHURCHILL, R. V. Variáveis complexas e aplicações. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
CHURCHILL R. V. Fourier Series and Boundary Value Problems. 2. ed. McGraw-Hill Kogakusha, 1963.
DAVIS, H .F. A Fourier Series and Orthogonal Functions. New York: Dover Publications, 1989.
DEBNATH, L.; BHATTA, D. Integral Transforms and their applications. 3. ed. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2015.
GARCIA, C. Modelagem e Simulação de Processos Industriais e de Sistemas Eletromecânicos. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2013.
GUIDORIZZI, H. L. Um curso de Cálculo. v. 3. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
IÓRIO, V. EDP: Um Curso de Graduação. Coleção Matemática Universitária. Rio de Janeiro: IMPA, 1991.
RUGGIERO M. A. G.; LOPES V. L. R. Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.