Solução de um Circuito Resistor-Indutor usando Transformada de Fourier e a Integração Complexa

Autores

  • Jorge Corrêa de Araújo Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP), São Gonçalo, RJ
  • Rosa María García Márquez Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP), São Gonçalo, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2288

Palavras-chave:

Transformada de Fourier, Teorema dos Resíduos de Cauchy, Método de Série de Taylor, Solução Explícita

Resumo

Nesse trabalho, a equação diferencial linear que representa a corrente elétrica em um circuito simples do tipo resistor-indutor (RL) com uma voltagem E(t)=E_0 exp(-at^2) é resolvida detalhadamente usando a transformada de Fourier e a integração complexa. Devido à natureza exponencial da força de voltagem, não foi possível obter a solução analítica por meio de funções elementares, mas tal dificuldade pode ser contornada por meio da análise complexa. Uma solução numérica com o método de série de Taylor mostrou boa concordância com a solução explícita obtida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Corrêa de Araújo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP), São Gonçalo, RJ

Possui o bacharelado em matemática pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (1987) e doutorado em Modelagem Computacional (matemática aplicada e computação científica) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto-matricula 8237-0 do Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em difração de raios-X de materiais policristalinos com o metodo de Rietveld.

Rosa María García Márquez, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Matemática da Faculdade de Formação de Professores (FFP), São Gonçalo, RJ

Possui mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada.

Referências

BOYCE, W. E.; DIPRIMA, R. C. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999.

BROWN, J. W.; CHURCHILL, R. V. Variáveis complexas e aplicações. 9. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.

CHURCHILL R. V. Fourier Series and Boundary Value Problems. 2. ed. McGraw-Hill Kogakusha, 1963.

DAVIS, H .F. A Fourier Series and Orthogonal Functions. New York: Dover Publications, 1989.

DEBNATH, L.; BHATTA, D. Integral Transforms and their applications. 3. ed. Boca Raton, Florida: CRC Press, 2015.

GARCIA, C. Modelagem e Simulação de Processos Industriais e de Sistemas Eletromecânicos. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2013.

GUIDORIZZI, H. L. Um curso de Cálculo. v. 3. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2015.

IÓRIO, V. EDP: Um Curso de Graduação. Coleção Matemática Universitária. Rio de Janeiro: IMPA, 1991.

RUGGIERO M. A. G.; LOPES V. L. R. Cálculo Numérico: Aspectos Teóricos e Computacionais. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1996.

Downloads

Publicado

2017-12-28

Como Citar

ARAÚJO, J. C. de; MÁRQUEZ, R. M. G. Solução de um Circuito Resistor-Indutor usando Transformada de Fourier e a Integração Complexa. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 104–115, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2288. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2288. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática Pura e/ou Aplicada

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)