Saberes e práticas mediados pela Modelagem Matemática no campo: percepções no contexto da pesca
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1245Palavras-chave:
Pesca, Classe Multisseriada, Modelagem MatemáticaResumo
A presente pesquisa descreve um período de vivências em uma classe multisseriada localizada na Vila do Pesqueiro, município de Soure - arquipélago da Ilha do Marajó, no estado do Pará. A escola da região, então projetada para atender os filhos dos pescadores da região, por possuir forte característica típica foi adotada como lócus da pesquisa experimentando uma prática pedagógica diferenciada, enfatizando a educação do campo e ambiental atrelados à experimentação dos processos de resolução de problemas por meio da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem nas atividades percebidas e desenvolvidas na arte da pesca, que é a principal prática dos nativos ribeirinhos desta região. Nesse local, a vida na pesca é persistente e iniciada em qualquer tempo, sem referência ou limite de idade e conduz de forma certeira o pai pescador a apontar dentre seus filhos o qual lhe sirva de gajeiro, denominado pelos amantes da pesca como um nobre ajudante do pescador, sedento por aprender e manipular esta arte, que o conduz a carregar no cesto, entrelaçado a muitos anzóis e outros apetrechos, um fazer empírico que não se acha em banco de escola e muito menos em enciclopédia de estudante.
Downloads
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2002.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo: Contexto, 2004.
BIEMBENGUT, M. S. 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. ALEXANDRIA Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, p. 7-32, jul. 2009. Disponível em: http://www6.ufrgs.br/espmat/disciplinas/funcoes_modelagem/modulo_VI/pdf/30%20anos%20de%20modelagem.pdf. Acesso em: 05 jan. 2013.
BIEMBENGUT, Maria Sallet; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. São Paulo: Contexto, 2005.
SOISTAK, A. V. F.; BURAK, D. Modelagem Matemática: uma alternativa de ensino aprendizagem da Matemática. IV Conferência Nacional de Modelagem em Educação Matemática. Anais. Feira de Santana: UEFS, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.