Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental

Autores

  • Liliane Silva Faria Barreto Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Campos dos Goytacazes, RJ
  • Nelson Machado Barbosa Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Campos dos Goytacazes, RJ

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2750

Palavras-chave:

Cálculo Mental, Jogos Matemáticos, Aplicativos Gratuitos

Resumo

O objetivo principal deste artigo é investigar e mostrar como o uso de aplicativos gratuitos com conteúdos matemáticos podem colaborar para o desenvolvimento do raciocínio lógico do aluno, através de uma sequência de atividades que estimulem o Cálculo Mental aplicado às operações básicas da aritmética. O trabalho teve caráter qualitativo, com realização de uma pesquisa de campo, e foi realizado com duas turmas de 6º ano do Ensino Fundamental da Prefeitura Municipal de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. A utilização dos aplicativos gratuitos foi feita por meio de tablets, possibilitando um contato direto do aluno com alguns aplicativos selecionados, que proporcionaram o desenvolvimento do Cálculo Mental. Tendo como base um planejamento, os alunos testaram e construíram habilidades por meio de jogos e explicações fornecidas pelos aplicativos, juntamente com possíveis intervenções pedagógicas, apresentando as variadas estratégias do Cálculo Mental. O uso desses recursos tecnológicos que os alunos têm muito contato, mas que ainda não haviam experimentado como ferramenta educacional, foi muito positivo, e ao decorrer da pesquisa os alunos tornaram-se mais con?antes com os conteúdos e habilidades desenvolvidas e se mostraram interessados pela matemática.

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Biografia do Autor

  • Liliane Silva Faria Barreto, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática, Campos dos Goytacazes, RJ
    Graduada em Matemática e Mestre em Matemática pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Pesquisadora em Educação Matemática e Professora da Escola Municipal Professor Samuel Brust.
  • Nelson Machado Barbosa, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Laboratório de Ciências Matemáticas, Campos dos Goytacazes, RJ
    Graduado em Matemática pela a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Especialista em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e em Matemática Aplicada em Biossistemas pelo CEFET/RJ. Mestre e Doutor em Modelagem Computacional pela a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência nas áreas de Estatística, Equações Diferenciais Hiperbólicas, Análise Numérica, Dinâmica Epidemiológica em Redes Complexas, Educação Matemática e Física Aplicada. Atualmente trabalha na linha de pesquisa de matemática aplicada e computação científica e Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: "Estudo Numérico para Leis de Conservação Hiperbólicas não lineares utilizando Esquemas Numéricos de Alta Resoluções" e "Metodologias e Propostas Pedagógicas para o Ensino e Aprendizagem em Matemática". É Professor e Pesquisador do Laboratório de Ciências Matemáticas da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente é Coordenador do Programa de Iniciação Científica da Olimpíadas Brasileira de Matemática - OBMEP-RJ-ONE06.

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Publicado

2018-08-04

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

Aplicativos gratuitos como ferramenta tecnológica no desenvolvimento do Cálculo Mental: uma metodologia lúdica para o Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 115–131, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2750. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2750.. Acesso em: 13 out. 2024.

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