As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2680Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Objetos de Aprendizagem, Tecnologia da Informação e ComunicaçãoResumo
Com o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula.
Downloads
Referências
AUDINO, D. F. Objetos de aprendizagem hipermídia aplicao à cartografia escolar no sexto ano do Ensino Fundamental em Geografia. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia. Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamenicana, 1980.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEE, 1998.
NUNES, Eliana dos Reis. Ensino de Conceitos Físicos no Ensino Médio e as contribuições dos objetos de aprendizagem. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, 2011.
PONTE, J. P., OLIVEIRA, H.; VARANDAS, J. M. O contributo das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento do conhecimento e da identidade profissional. In: Fiorentini, D. (Ed.). Formação de professores de Matemática: Explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 159-192.
SANTOS, J. J. A.; MOITA, F. M. G. S. C. Objetos de Aprendizagem e o Ensino de Matemática Análise de sua importância na aprendizagem de conceitos de probabilidade. 2016. Disponível em: http://www.pucrs.br/famat/viali/tic_literatura/artigos/objetos/comunica13.pdf. Acesso em: 20 maio 2017.
SILVA, Alexandre da. Objetos de aprendizagem: Uma alternativa para o ensino de conceitos de eletrostática no Ensino Médio. 2014. 213 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2014. Disponível em: http://ri.ufmt.br/handle/1/383. Acesso em: 6 maio 2018.
SILVA, E. M.; MOITA, F. M. G. S. C.; SOUSA, R. P. Jogos Eletrônicos: construindo novas trilhas. Campina Grande: EDUEP, 2008.
SMOLE, K. C. S.; DINIZ, M. I. S. V. Matemática Ensino Médio: Manual do professor com orientações didáticas. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este é um periódico em acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor. Esta declaração está de acordo com a definição da BOAI de acesso aberto.