As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental

Autores

  • Tahieny Kelly de Carvalho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
  • Geraldo Francisco Côrrea Alves de Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG
  • Fernando Alves Martins Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2018v4i1id2680

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Objetos de Aprendizagem, Tecnologia da Informação e Comunicação

Resumo

Com o avanço das tecnologias, a sociedade vem passando por diversas transformações e, com isso, causando mudanças também na educação. Nessa situação, com o crescimento das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação), os objetos de aprendizagem estão se tornando importantes instrumentos complementares na construção do ensino-aprendizagem. Segundo Santos e Moita (2016), as tecnologias podem contribuir para a educação, gerando simulações que possam generalizar e transferir tais conhecimentos a outros contextos, pois um conhecimento só se torna pleno quando pode ser aplicado em situações diferentes daquelas que lhe deram origem. Refletindo sobre a prática existente nas escolas, e a grande dificuldade dos alunos em compreender os conceitos de números racionais, surgiu o interesse em desenvolver um material com o objetivo de tornar esse conteúdo mais atrativo, por meio de atividades que favoreçam o desenvolvimento do pensamento algébrico, ao atribuir significado aos elementos presentes neste pensamento. O objeto de aprendizagem desenvolvido para este trabalho consiste em jogos matemáticos nos quais os alunos possam se sentir empolgados e ao mesmo tempo aprenderem a Matemática de forma lúdica e divertida. O material trouxe contribuições positivas para as aulas, pois fez com que os alunos compreendessem melhor as operações com números racionais e se sentissem mais motivados a realizar as atividades que foram propostas em sala de aula.

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Biografia do Autor

Tahieny Kelly de Carvalho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Cursou Especialização em Ensino de Matemática e Física (2016-2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE - Campus Rio Pomba-MG. Possui Licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais, IF SUDESTE - Campus Rio Pomba-MG, (2012 a 2015).

Geraldo Francisco Côrrea Alves de Lima, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pelo Centro Universitário Newton Paiva(1982), especialização em Gestão Agroindustrial pela Universidade Federal de Lavras(2002), especialização em Fisica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1991), especialização em Informatica Educativa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(1992), especialização em Matemática Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(1986), mestrado em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais(2008) e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás(2014). Atualmente é Prof de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas e Prof de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Atuando principalmente nos seguintes temas:Gestão pública, lixo, reciclagem, Usina de triagem e compostagem, Aterro controlado. 

Fernando Alves Martins, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, Rio Pomba, MG

Licenciado em Física pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal de Viçosa(2003). Mestre em Ensino de Física, Mestrado Profissional, pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Atualmente sou professor efetivo de Ensino Básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia do Sudeste de Minas Gerais - IFsudesteMG - Campus Rio Pomba. 

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Publicado

2018-08-04

Como Citar

CARVALHO, T. K. de; LIMA, G. F. C. A. de; MARTINS, F. A. As contribuições dos objetos de aprendizagem para o ensino de números racionais no Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 4, n. 1, p. 55–67, 2018. DOI: 10.35819/remat2018v4i1id2680. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2680. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática