Transformações Geométricas no plano: uma abordagem híbrida das metodologias Rotação por Estações e Gamificação para o Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2024v10i2id7064

Palavras-chave:

transformações geométricas, metodologias ativas, ensino híbrido, rotação por estações, gamificação

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma abordagem didática inovadora, unindo as oportunidades proporcionadas pela metodologia de Gamificação ao Ensino Híbrido, especificamente na categoria de Rotações por Estações. O objetivo central é promover uma compreensão mais efetiva do conceito de transformação geométrica, visando aprimorar o ensino desse conteúdo nos anos finais do Ensino Fundamental. Destaca-se a relevância de incorporar atividades lúdicas no processo de aprendizagem, as quais, longe de comprometer os métodos tradicionais, acrescentam um valor significativo ao ensino. A pesquisa visa dinamizar o processo educacional, estimulando a autonomia dos alunos e incentivando-os a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Para alcançar esses objetivos, foi desenvolvida e implementada uma sequência didática em uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental no Centro Educacional Araújo, localizado em São Pedro da Aldeia/RJ. Adotando uma abordagem qualitativa do tipo intervenção pedagógica, a coleta de dados envolveu a observação dos pesquisadores, a análise das atividades de registro e a aplicação de um questionário de autoavaliação. Ao concluir a pesquisa, verificou-se que as metodologias empregadas não apenas promoveram o engajamento desejado, mas também resultaram em efeitos significativos na aprendizagem. Assim, acredita-se que o conjunto de atividades proposto possa contribuir positivamente para a prática docente de outros profissionais e professores interessados em sua aplicação, seja de forma integral ou parcial.

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Publicado

2024-11-24

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

AMARAL, Paulo Victor da Silveira; BARBOSA, Nelson Machado. Transformações Geométricas no plano: uma abordagem híbrida das metodologias Rotação por Estações e Gamificação para o Ensino Fundamental. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 10, n. 2, p. e2003, 2024. DOI: 10.35819/remat2024v10i2id7064. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/7064.. Acesso em: 8 dez. 2024.

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