Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075

Palavras-chave:

Transformações, Função de Duas Variáveis, Parabolóide Circular, GeoGebra

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever uma sequência para o ensino das transformações deformação, reflexão e translação em famílias de paraboloides circulares definidos por g(x,y)=a(x-h)2+b(y-k)2+c, através do GeoGebra. Essa sequência é estruturada em quatro momentos em que se procura: (i) definir os intervalos de variação de cada parâmetro em g, e (ii) visualizar e caracterizar as famílias de parabolóides de g(x,y), gerados após a variação de cada parâmetro no intervalo correspondente. Consideramos que a aplicação da sequência contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências para coordenar as representações algébricas e geométricas das funções de duas variáveis, como é o caso da função discutida aqui. Por fim, consideramos que esta proposta pode aprimorar a prática dos professores de Matemática com interesse no uso de tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Maibelys Josefina León, Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Estado Bolivar, Venezuela

Licenciada en Educación mención Matematica por la Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Venezuela.

Marilin Guzmán, Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Estado Bolivar, Venezuela

Licenciada en Educación mención Matematica por la Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Venezuela.

Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez, Aprender en Red, Estado Zulia, Venezuela

http://lattes.cnpq.br/0368628171069872

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro da Associação "Aprender en Red". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de professor com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

Luis Andrés Castillo Bracho, Aprender en Red, Estado Zulia, Venezuela

http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM/UFPA). Membro do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática - CREPHIMAT. Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Membro da Associação "Aprender en Red".  Pertence ao corpo Editorial de periódicos tanto nacionais, bem como internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de professor com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

LEÓN, M. J.; GUZMÁN, M.; SÁNCHEZ, I. C. S.; BRACHO, L. A. C. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2001, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4075. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4075. Acesso em: 18 set. 2021.

Edição

Seção

Educação Matemática