Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4075

Palavras-chave:

Transformações, Função de Duas Variáveis, Parabolóide Circular, GeoGebra

Resumo

O artigo tem como objetivo descrever uma sequência para o ensino das transformações deformação, reflexão e translação em famílias de paraboloides circulares definidos por g(x,y)=a(x-h)2+b(y-k)2+c, através do GeoGebra. Essa sequência é estruturada em quatro momentos em que se procura: (i) definir os intervalos de variação de cada parâmetro em g, e (ii) visualizar e caracterizar as famílias de parabolóides de g(x,y), gerados após a variação de cada parâmetro no intervalo correspondente. Consideramos que a aplicação da sequência contribui para o desenvolvimento de habilidades e competências para coordenar as representações algébricas e geométricas das funções de duas variáveis, como é o caso da função discutida aqui. Por fim, consideramos que esta proposta pode aprimorar a prática dos professores de Matemática com interesse no uso de tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

  • Maibelys Josefina León, Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Estado Bolivar, Venezuela

    Licenciada en Educación mención Matematica por la Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Venezuela.

  • Marilin Guzmán, Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Estado Bolivar, Venezuela

    Licenciada en Educación mención Matematica por la Universidad Nacional Experimental de Guayana (UNEG), Venezuela.

  • Ivonne Coromoto Sánchez Sánchez, Aprender en Red, Estado Zulia, Venezuela

    http://lattes.cnpq.br/0368628171069872

    Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro da Associação "Aprender en Red". Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM/UFPA). Pesquisadora nível A-2 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de professor com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática.

  • Luis Andrés Castillo Bracho, Aprender en Red, Estado Zulia, Venezuela

    http://lattes.cnpq.br/4358821746569093

    Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (área de concentração: Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com bolsa de estudo da CAPES (2018-2020). Graduado em Licenciatura em Educação Matemática e Física pela Universidade do Zulia, Venezuela (2011-2016). Membro do Grupo de Pesquisa sobre Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM/UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em História e Ensino da Matemática (GEHEM/UFPA). Membro do Centro Brasileiro de Referência em Pesquisa sobre História da Matemática - CREPHIMAT. Pesquisador nível A-1 no Programa de Estímulo à Pesquisa e Inovação da Venezuela (2015 - Atual). Membro da Associação "Aprender en Red".  Pertence ao corpo Editorial de periódicos tanto nacionais, bem como internacionais, como parte do Conselho Consultivo, Equipe Técnica e Parecerista ad hoc. Possui experiência na área de Educação Matemática com ênfase em: Formação de professor com Tecnologias Digitais, Ensino de Matemática com Tecnologias Digitais, Uso do GeoGebra no Ensino da Matemática, Modelagem Matemática com GeoGebra.

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Publicado

2021-02-01

Edição

Seção

Educação Matemática

Como Citar

LEÓN, Maibelys Josefina; GUZMÁN, Marilin; SÁNCHEZ, Ivonne Coromoto Sánchez; BRACHO, Luis Andrés Castillo. Ensino de transformações de funções com GeoGebra: O caso de parabolóides definidos por g(x,y)=a(x-h)^2+b(y-k)^2+c. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 7, n. 1, p. e2001, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4075. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4075.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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