Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6467

Palavras-chave:

Teorema de Stewart, GeoGebra, Tecnologias Digitais, História da Matemática, Ensino

Resumo

Nas décadas finais do século XX e início do século XXI, têm sido de interesse educacional estudos para o estabelecimento de diálogos entre a História da Matemática e as Tecnologias Digitais. Neste trabalho, objetivamos apresentar um objeto de aprendizagem elaborado no GeoGebra para o estudo do Teorema de Stewart. Para um novo ponto de vista da demonstração do referido teorema, foi realizada uma pesquisa bibliográfica tendo como fonte primária tratados antigos de matemática, com o intuito de promover o ensino de conteúdos da geometria euclidiana plana. São discutidas as formas de uso do GeoGebra como ferramenta de representação e comunicação do conhecimento matemático, de visualização e de descoberta na verificação e exploração do Teorema de Stewart, materializada por informações históricas com o GeoGebra. A experiência do uso do objeto de aprendizagem permitiu a visualização de casos particulares como também possibilitou abordar outras situações geradas ao explorar o comportamento dos comprimentos dos segmentos em função da localização do ponto D na ceviana.

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Biografia do Autor

Lucas Santos Teixeira, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, TO, Brasil

Iara Martins Coelho, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Arraias, TO, Brasil

Luis Andrés Castillo, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

Ivonne Coromoto Sánchez, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

TEIXEIRA, L. S.; COELHO, I. M.; CASTILLO, L. A.; SÁNCHEZ, I. C. Uma exploração do Teorema de Stewart com GeoGebra: do estático ao dinâmico. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 2, p. e2002, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i2id6467. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6467. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática