Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica

Autores

  • André Tenório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ http://orcid.org/0000-0003-2907-9624
  • Rosana da Preza Martins Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), Rio de Janeiro, RJ
  • Thaís Tenório Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ http://orcid.org/0000-0002-6650-1049

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i1id1607

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Geometria Analítica, GeoGebra

Resumo

Tecnologias digitais são empregadas pelos jovens corriqueiramente, por isso, mantê-las afastadas do âmbito escolar pode ocasionar desânimo, desinteresse e desmotivação. Logo, propostas de ensino-aprendizagem com o uso de tecnologias devem ser testadas e divulgadas. Neste trabalho, foi analisada a aplicabilidade do software GeoGebra no estudo de distância entre dois pontos e de equações da reta. O objetivo foi conhecer os efeitos do GeoGebra na aprendizagem desses conteúdos. Alunos de duas turmas da 3º ano do Ensino Médio regular de uma escola pública estadual do Rio de Janeiro participaram da pesquisa. Para fins de comparação, o software GeoGebra foi manipulado por apenas uma das turmas. Os instrumentos de coleta de dados foram pré-teste, pós-teste, registro das atividades discentes e questionários. O uso do recurso tecnológico promoveu um ambiente de aprendizagem interativo e dinâmico. A possibilidade de visualização e experimentação facilitou o entendimento. Aproveitar software demanda do educador mais planejamento e flexibilidade do que em aulas sem recursos tecnológicos, mas torna a escola mais próxima do cotidiano do aluno.

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Biografia do Autor

André Tenório, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Campus Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Colaborador do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/CECIERJ/UAB) e da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (PROFIS/UNIRIO).

Rosana da Preza Martins, Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ), Rio de Janeiro, RJ

Professora de Matemática da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro.

Thaís Tenório, Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói, RJ

Colaboradora do Laboratório de Novas Tecnologias da Universidade Federal Fluminense (LANTE/UFF/UAB).

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Publicado

2017-07-22

Como Citar

TENÓRIO, A.; MARTINS, R. da P.; TENÓRIO, T. Um estudo comparativo e descritivo sobre o emprego do software GeoGebra em Geometria Analítica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 1, p. 38–53, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i1id1607. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1607. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática