Ensino Superior e a disciplina de Bases Matemáticas: possibilidades via o Ensino Híbrido

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i2id5654

Palavras-chave:

Ensino Híbrido, Matemática, Ensino Superior

Resumo

O Ensino Híbrido se apresenta como uma proposta de metodologia de ensino que fazendo uso da personalização, busca potencializar as capacidades dos estudantes, bem como tentar suprir as necessidades destes. O presente trabalho visa apresentar e analisar atividades que envolvam o Ensino Híbrido no estudo de funções elementares e matrizes no Ensino Superior. Para tal, elaborou-se seis momentos durante o segundo semestre de 2019, em uma turma de Bases Matemáticas, sendo tarefas via Moodle institucional com questões contextualizadas, sala de aula invertida, rotação por estações e uso de plataformas que se estruturam na gamificação. Considera-se possível e viável a implementação do Ensino Híbrido no componente, todavia entende-se que a abordagem pedagógica deve ser implementada gradativamente até se alcançar uma maturidade e autonomia por parte dos discentes, bem como o professor deve apresentar a postura de orientador e mediador deste processo, buscando mobilizar competências a partir de um objeto de conhecimento.

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Biografia do Autor

Graziela Carrazzoni dos Santos, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul (SEDUC), Itaqui, RS, Brasil

Patrícia Pujol Goulart Carpes, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Itaqui, RS, Brasil

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

CARRAZZONI DOS SANTOS, G.; CARPES, P. P. G. Ensino Superior e a disciplina de Bases Matemáticas: possibilidades via o Ensino Híbrido. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 2, p. e2002, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i2id5654. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/5654. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática