Ensino Superior e a disciplina de Bases Matemáticas: possibilidades via o Ensino Híbrido
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2022v8i2id5654Palavras-chave:
Ensino Híbrido, Matemática, Ensino SuperiorResumo
O Ensino Híbrido se apresenta como uma proposta de metodologia de ensino que fazendo uso da personalização, busca potencializar as capacidades dos estudantes, bem como tentar suprir as necessidades destes. O presente trabalho visa apresentar e analisar atividades que envolvam o Ensino Híbrido no estudo de funções elementares e matrizes no Ensino Superior. Para tal, elaborou-se seis momentos durante o segundo semestre de 2019, em uma turma de Bases Matemáticas, sendo tarefas via Moodle institucional com questões contextualizadas, sala de aula invertida, rotação por estações e uso de plataformas que se estruturam na gamificação. Considera-se possível e viável a implementação do Ensino Híbrido no componente, todavia entende-se que a abordagem pedagógica deve ser implementada gradativamente até se alcançar uma maturidade e autonomia por parte dos discentes, bem como o professor deve apresentar a postura de orientador e mediador deste processo, buscando mobilizar competências a partir de um objeto de conhecimento.
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