Concepções e práticas de professores do município de Moju/Pará a respeito do ensino de geometria e construções geométricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2022v8i1id4987

Palavras-chave:

Geometria, Construções Geométricas, Ensino da Matemática

Resumo

O ensino da geometria é marcado pela influência direta de um contexto histórico de desvalorização da área, que atinge ainda hoje os conjuntos de práticas metodológicas e consequentemente os processos de ensino e aprendizagem. Diante desta realidade, tal pesquisa procura compreender as concepções e práticas de professores de matemática relacionadas à geometria e ao trabalho com metodologias de ensino atreladas ao contexto das construções geométricas. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica, apoiada em estudos como os de Perez (1991), Pavanello (1993), Lorenzato (1995), Gazire (2000) e Fonseca et al. (2001), por exemplo, e uma pesquisa de campo, com a participação voluntária de seis professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, atuantes no município de Moju/Pará. Os dados foram coletados ao longo do segundo semestre de 2019, com a realização de entrevistas e aplicação de questionários semiabertos, envolvendo questões relacionadas ao ensino da geometria, à adoção de metodologias de ensino e a utilização das construções geométricas. Verifica-se que as construções geométricas não são completamente exploradas no ensino da geometria, embora haja um planejamento inicial que indique a construção de formas geométricas básicas, elas são por vezes omitidas em função do tempo ou do ensino prioritário de outros conteúdos como da aritmética, por exemplo, considerados mais importantes por parte dos professores pesquisados, no contexto do currículo que deve ser efetivamente cumprido em sala de aula.

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Biografia do Autor

José Augusto Lopes da Silva, Universidade do Estado do Pará

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Publicado

2022-03-09

Como Citar

SILVA, J. A. L. da. Concepções e práticas de professores do município de Moju/Pará a respeito do ensino de geometria e construções geométricas. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 8, n. 1, p. e2003, 2022. DOI: 10.35819/remat2022v8i1id4987. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4987. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Educação Matemática