Mobile Learning e Metodologias Ativas no Ensino de Números Complexos na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Lucas da Costa Ribeiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas, TO, Brasil https://orcid.org/0000-0003-2356-6173
  • Antônia Lília Soares Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas, TO, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3977-3508

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2023v9i2id6305

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Metodologias Ativas, Mobile Learning, Números Complexos, Projeto de Ensino

Resumo

Este artigo apresenta um relato sobre a investigação e a prática pedagógica de uma professora formadora e de um professor em formação inicial no projeto de ensino “Números Complexos: Microlearning para uma aprendizagem significativa”. O projeto envolveu dezessete estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Eletrotécnica Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins e foi realizado durante os meses de outubro a dezembro de 2021. Este estudo consiste em responder o seguinte questionamento: De que modo estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio mobilizam uma aprendizagem significativa sobre Números Complexos ao utilizarem o mobile learning por meio de metodologias ativas? O objetivo deste estudo consiste em compreender a aprendizagem de jovens estudantes mobilizada pelo uso de dispositivos móveis que envolvem a temática Números Complexos, mediante a utilização de metodologias ativas. Este estudo é de cariz qualitativo, de cunho analítico-descritivo, que destaca o uso de ferramentas tecnológicas educacionais com a finalidade de oferecer uma aprendizagem em Matemática por meio de jogos, apps e plataformas virtuais. Como resultados deste estudo, ressaltam-se: o uso de apps foi um método que possibilitou a visualização dinâmica dos procedimentos matemáticos, além disso, o mobile learning e as metodologias ativas refletem a necessidade do aluno em tornar-se protagonista da sua própria aprendizagem. Conclui-se que, para além de uma formação integral e emancipação humana do estudante, a proposta pedagógica viabilizou um processo teórico-prático a partir de um viés colaborativo quanto ao ensino de matemática na Educação Profissional e Tecnológica.

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Biografia do Autor

Lucas da Costa Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas, TO, Brasil

Antônia Lília Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Palmas, TO, Brasil

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

RIBEIRO, L. da C.; PEREIRA, A. L. S. Mobile Learning e Metodologias Ativas no Ensino de Números Complexos na Educação Profissional e Tecnológica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 9, n. 2, p. e2001, 2023. DOI: 10.35819/remat2023v9i2id6305. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/6305. Acesso em: 9 maio. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática