Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do IFES

Autores

  • Lauro Chagas e Sá Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Coordenadoria de Logística, Viana, ES
  • Lara Sossai Corrêa da Costa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Coordenadoria de Logística, Viana, ES
  • Bruna Zution Dalle Prane Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Coordenadoria de Matemática, Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3261

Palavras-chave:

Pesquisa Operacional, Teoria de Grafos, Modelagem Matemática, Teoria da Atividade

Resumo

O presente trabalho insere-se nos estudos sobre integração de componentes curriculares da Educação Profissional, a partir de estudos em Pesquisa Operacional, segundo a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). Neste texto, o objetivo foi analisar um estudo de caso denominado “Entrega das urnas para Eleição de Reitor do IFES”. O campo de investigação foi a disciplina de Pesquisa Operacional Aplicada à Logística, ofertada no Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFES – Campus Viana, em 2017. Durante a disciplina, foi abordado o conteúdo de grafos, associado à logística. Para resolução dos problemas, os alunos dividiram-se em grupos e receberam fichas-contexto e uma tarefa a modelar. Optamos pela Modelagem Matemática porque a vemos como aliada da Educação Profissional. Ao analisar as produções, verificamos que alguns grupos entregaram trabalhos observando apenas a entrega das urnas, enquanto outros consideraram fatores externos, como jornada de trabalho dos servidores etc. Ou seja, por mais que os alunos tenham recebido o mesmo material didático e desenvolvido as mesmas tarefas, houve diferentes estratégias de resolução para a mesma atividade. Um dos fatores que está relacionado a essa intensidade de envolvimento na atividade é a motivação interna, influenciada pelo contexto histórico-cultural do sujeito (LEONTIEV, 1978). Com isso, concluímos que essa experiência apontou para um ensino emancipador, pois, a partir de um tema não-matemático, os alunos formularam e resolveram problemas, sendo responsáveis pela coleta de informações, simplificação das situações e realização da modelagem. Assim, esperamos que, com a emancipação dos alunos, alcancemos a emancipação de toda a classe trabalhadora (SAVIANI, 2017).

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Biografia do Autor

  • Lauro Chagas e Sá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Coordenadoria de Logística, Viana, ES
    Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, especialista em Tecnologia Educacional pelo Instituto Superior de Educação de Afonso Cláudio e Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Ifes. É professor efetivo do Ifes, atuando no campus Vila Velha. Também é professor e orientador nos Cursos de Especialização em Educação (Ifes/Cariacica) e em Ensino de Matemática (SEAD/Ufes). É filiado à Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), tendo atuado na diretoria regional da SBEM Espírito Santo (2012-2015 e 2015-2016) e na Diretoria Nacional (2016-2019). Lidera o EMEP - Grupo de Pesquisa Educação Matemática e Educação Profissional e participa do Grupo de Trabalho 2 da SBEM - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio, Educação Profissional, Feiras de Matemática, Teoria de Grafos e Formação de Professores.
  • Lara Sossai Corrêa da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Coordenadoria de Logística, Viana, ES
    Possui graduação em Engenharia Ambiental, Pós graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Educação Ambiental. Atualmente é gerente de Sustentabilidade na Agrotech Ltda, ministra aulas para o curso técnico em Segurança do Trabalho no SENAC e cursa Tecnólogo em Logística pelo IFES. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase para trabalhos de licenciamento ambiental e projetos de controle ambiental. Experiência em trabalhos com comunidade e publico em geral, no acompanhamento de audiências publicas e trabalhos voluntários relacionados ao meio ambiente. Realização de auditorias internas regulares em QSMS e acompanhamento de auditorias externas de qualidade ? ISO 9001:2008. Conselheira de Meio Ambiente na PMV ? Vitoria. e Conselho de Educação Ambiental de Vitoria alem de apresentadora do programa de radio "Gestão de Águas na Construção Civil" pela radio Gotais.
  • Bruna Zution Dalle Prane, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Coordenadoria de Matemática, Vitória, ES
    Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2010), pós-graduada em Educação Inclusiva e Diversidade pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas (CESAP) e Mestre em Educação, linha de Educação em Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura. . Já atuou como professora do Ensino Fundamental II e Médio, bem como do Ensino Superior.

Referências

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Publicado

2019-01-01

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

SÁ, Lauro Chagas e; COSTA, Lara Sossai Corrêa da; PRANE, Bruna Zution Dalle. Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do IFES. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 5, n. 1, p. 73–83, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i1id3261. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3261.. Acesso em: 7 dez. 2024.

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