Modelagem Matemática de problemas logísticos: discutindo o processo de entrega de urnas para eleição de Reitor do IFES
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2019v5i1id3261Keywords:
Pesquisa Operacional, Teoria de Grafos, Modelagem Matemática, Teoria da AtividadeAbstract
O presente trabalho insere-se nos estudos sobre integração de componentes curriculares da Educação Profissional, a partir de estudos em Pesquisa Operacional, segundo a Teoria da Atividade de Leontiev (1978). Neste texto, o objetivo foi analisar um estudo de caso denominado “Entrega das urnas para Eleição de Reitor do IFES”. O campo de investigação foi a disciplina de Pesquisa Operacional Aplicada à Logística, ofertada no Curso Superior de Tecnologia em Logística do IFES – Campus Viana, em 2017. Durante a disciplina, foi abordado o conteúdo de grafos, associado à logística. Para resolução dos problemas, os alunos dividiram-se em grupos e receberam fichas-contexto e uma tarefa a modelar. Optamos pela Modelagem Matemática porque a vemos como aliada da Educação Profissional. Ao analisar as produções, verificamos que alguns grupos entregaram trabalhos observando apenas a entrega das urnas, enquanto outros consideraram fatores externos, como jornada de trabalho dos servidores etc. Ou seja, por mais que os alunos tenham recebido o mesmo material didático e desenvolvido as mesmas tarefas, houve diferentes estratégias de resolução para a mesma atividade. Um dos fatores que está relacionado a essa intensidade de envolvimento na atividade é a motivação interna, influenciada pelo contexto histórico-cultural do sujeito (LEONTIEV, 1978). Com isso, concluímos que essa experiência apontou para um ensino emancipador, pois, a partir de um tema não-matemático, os alunos formularam e resolveram problemas, sendo responsáveis pela coleta de informações, simplificação das situações e realização da modelagem. Assim, esperamos que, com a emancipação dos alunos, alcancemos a emancipação de toda a classe trabalhadora (SAVIANI, 2017).Downloads
References
ALMEIDA, L. M. W. de; BRITO, D. dos S. Atividades de Modelagem Matemática: que sentido os alunos podem lhe atribuir? Ciência & Educação, v. 11, n. 3, p. 483-498, 2005.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Referências de conteúdos da engenharia de produção. Disponível em: http://www.abepro.org.br/arquivos/websites/1/%C3%81reas%20da%20Engenharia%20de%20Produ%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 12 out. 2011.
BARBOSA, J. C. Modelagem matemática: O que é? Por quê? Como?. Veritati, Salvador/BA, n. 4, p. 73-80, 2004.
BENITO, R. C. V.; SILVEIRA, C. A.; LAVRATTI, F. B. A otimização da logística de distribuição como diferencial competitivo. In: Mercolog. Porto Alegre/RS, 2004.
BOAVENTURA NETTO, P. O. Grafos: teoria, modelos, algoritmos. 5. ed. Edgard Blücher, 2006.
CHALRÉO, F. Teoria dos Grafos e análise de redes. 2016. Disponível em: http://www.ilos.com.br/web/teoria-dos-grafos-e-analise-de-redes/. Acesso em: 05 jun. 2018.
FERRUZZI, E. C. A Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral nos cursos superiores de tecnologia. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOLDBARG, M. C.; LUNA, H. P. L. Otimização combinatória e programação linear. Rio de Janeiro, RJ: Elsevier, 2005.
GOLDER, M. (Org.). Leontiev e a Psicologia Histórico-Cultural – um homem em seu tempo. São Paulo: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica; Xamã. 2002.
LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional: curso introdutório. São Paulo, SP: Tompson Learning, 2007.
SAVIANI, D. Prefácio. In: SÁ, L. C. e. Práticas pedagógicas na Educação Profissional: experiências em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Vitória, ES: Edifes, 2017. Disponível em: http://edifes.ifes.edu.br/images/stories/praticas_pedagogicas.pdf. Acesso em: 25 mar. 2018.
SILVEIRA, J. C.; RIBAS, J. L. D. Discussões sobre Modelagem Matemática e o ensino-aprendizagem. 2004. Disponível em: http://www.somatematica.com.br/artigos/a8. Acesso em: 25 mar. 2004.
UHLMANN, E. A. Teoria dos Grafos: da teoria à aplicação computacional. Guarulhos: Instituto Siegen, 2017.
YANASSE, H. H.; ARENALES, M.; MORABITO, R.; ARMENTANO, V. A. Pesquisa Operacional. 2. ed. Elsevier, 2015.
WILDE, D. J.; BEIGHTLER, C. S. Foundations of Optimization. Prentice Hall Inc., Upper Saddle River, 1967.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.