Mapeamento em anais de eventos: a busca por objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na Engenharia Elétrica

Autores

  • Cassiano Scott Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS
  • Thaísa Jacintho Müller Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2457

Palavras-chave:

Números Complexos, Mapeamento Teórico, Engenharia Elétrica, Objeto de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta um mapeamento teórico de pesquisas brasileiras sobre objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos no Ensino Superior, buscando estudos aplicados na área da Engenharia Elétrica. A busca se limitou a alguns dos principais eventos nas áreas de ensino de Matemática, ensino de Engenharia e da Informática na Educação, encontrando-se 28 artigos, resultado do levantamento realizado por meio das palavras/expressões “Números Complexos” ou “Variáveis Complexas”. Em continuidade, a partir da leitura na íntegra dos artigos, estes foram classificados em: “Números Complexos e práticas de ensino no Ensino Médio com o uso de recursos digitais”; “Números Complexos e práticas de ensino no Ensino Médio sem o uso de recursos digitais”; “Números Complexos e suas aplicações nas Engenharias”; “Números Complexos e suas aplicações na Matemática”; “Números Complexos e seu uso em calculadoras”; “Números Complexos e suas dificuldades”; e “Números Complexos e os livros didáticos”. Dessa forma, foram selecionados 14 artigos, que são analisados neste mapeamento, em que não se constatou nenhuma pesquisa para ensinar números complexos no Ensino Superior, mas algumas mostrando a utilidade dos números complexos nas Engenharias Civil, Elétrica e Física.

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Biografia do Autor

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.

Thaísa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na Faculdade de Matemática e como professora permanente do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática.

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

PUHL, C. S.; MÜLLER, T. J. Mapeamento em anais de eventos: a busca por objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na Engenharia Elétrica. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 3, n. 2, p. 12–23, 2017. DOI: 10.35819/remat2017v3i2id2457. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/2457. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos