Mapeamento em anais de eventos: a busca por objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na Engenharia Elétrica
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2017v3i2id2457Keywords:
Números Complexos, Mapeamento Teórico, Engenharia Elétrica, Objeto de AprendizagemAbstract
Este artigo apresenta um mapeamento teórico de pesquisas brasileiras sobre objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos no Ensino Superior, buscando estudos aplicados na área da Engenharia Elétrica. A busca se limitou a alguns dos principais eventos nas áreas de ensino de Matemática, ensino de Engenharia e da Informática na Educação, encontrando-se 28 artigos, resultado do levantamento realizado por meio das palavras/expressões “Números Complexos” ou “Variáveis Complexas”. Em continuidade, a partir da leitura na íntegra dos artigos, estes foram classificados em: “Números Complexos e práticas de ensino no Ensino Médio com o uso de recursos digitais”; “Números Complexos e práticas de ensino no Ensino Médio sem o uso de recursos digitais”; “Números Complexos e suas aplicações nas Engenharias”; “Números Complexos e suas aplicações na Matemática”; “Números Complexos e seu uso em calculadoras”; “Números Complexos e suas dificuldades”; e “Números Complexos e os livros didáticos”. Dessa forma, foram selecionados 14 artigos, que são analisados neste mapeamento, em que não se constatou nenhuma pesquisa para ensinar números complexos no Ensino Superior, mas algumas mostrando a utilidade dos números complexos nas Engenharias Civil, Elétrica e Física.Downloads
References
AMORIM, Tânia Mara; OLIVEIRA, Paulo César. O software Geogebra: uma ferramenta para o ensino dos números complexos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo, 2016.
BARBOSA, Gisele. Desafios e possibilidades de integrar o ensino de números complexos ao uso do software Geogebra. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba, 2013.
BASTOS FILHO, Flávio Aurélio Siqueira. Números complexos: dificuldades apresentadas pelos discentes de uma escola da região metropolitana de Belém acerca de atividades envolvendo a forma algébrica dos números complexos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010.
BATISTA, Silvia Cristina Freitas; BARCELOS, Gilmara Teixeira; COSTA, Débora Maciel da; BEHAR, Patricia Alejandra. Investigando em C: uma unidade de aprendizagem online para estudo de números complexos. In: CICLO DE PALESTRAS SOBRE NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 13., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2009.
BERMEJO, Ana Priscila Borges; MORAES, Mônica Suelen Ferreira de; LIMA, Tatiane Alves; GRAÇA, Vagner Viana da. Dificuldades na aprendizagem dos números complexos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010.
BIEMBENGUT, M. S. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.
ELI, Juliano; BAIER, Tânia. Raízes quadradas de números negativos: concepções de estudantes do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais... Canoas, 2013.
FERREIRA, Walnório G.; CAMARGO, Rodrigo S.; FRASSON, Antonio M.; MANSUR, Webe J. O número complexo e seu uso na engenharia estrutural. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 35., 2007, Curitiba. Anais... Curitiba, 2007.
KAMASSURY, Jorge Kysnney Santos; BARRETO, Endrew Henrique; DUARTE, Wandesson Gomes. Uma breve discussão sobre as aplicações das funções de variável complexa do curso de engenharia física da UFOPA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 44., 2016, Natal. Anais... Natal, 2016.
MORALES, Andréa Cantarelli; PUHL, Cassiano Scott; LIMA, Isolda Gianni de. Números complexos e corrente alternada: um contexto interdisciplinar. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 41., 2013, Gramado. Anais... Gramado, 2013.
PINTO, José Eustáquio; LAUDARES, João Bosco. Objeto de Aprendizagem: Ensino dos Números complexos com Aplicações na Área Técnica em Eletroeletrônica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2015, Pirenópolis. Anais... Pirenópolis, 2015.
PUHL, C. S. Números complexos: interação e aprendizagem. 2016. 244f. Dissertação (Mestrado Profissional) – Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1144. Acesso em: 22 jun. 2017.
PUHL, Cassiano Scott. Números complexos: rumo a uma aprendizagem significativa. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA, 6., 2013, Canoas. Anais... Canoas, 2013.
SILVA, Ana Lucia Vaz da; SOUZA, Ana Patrícia Trajano de; BARBOSA, Andreia Maciel; ROBINSON, Marilia Nascimento. Uma abordagem geométrica aos números complexos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8., 2004, Salvador. Anais... Salvador, 2004.
STUMP, Sandra M.; ABAR, Celina A. A. P. Objetos de aprendizagem para ensino de circuitos elétricos em regime estacionário com o uso de números complexos em um curso de engenharia elétrica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO, 8., 2013, Anais… Luanda – Angola, 2013.
VASSALLO NETO, Rafael. O ensino de números complexos. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11., 2013, Curitiba. Anais... Curitiba, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.