Uma proposta interdisciplinar: da Via Láctea até os números em notação científica
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1266Palavras-chave:
Notação Científica, Escala, Planetas do Sistema Solar, InterdisciplinaridadeResumo
O artigo relata uma sequência didática utilizada para motivar e desenvolver a aprendizagem sobre notação científica. Esse estudo foi desenvolvido a partir de uma indagação realizada em uma aula: “Existe vida em outros planetas?”. Esse problema motivou os estudantes a pesquisarem informações sobre os planetas do Sistema Solar, o que resultou encontrar números expressos em notação científica. A criação de modelos do planeta do Sistema Solar auxiliou na visualização e na comparação entre as dimensões dos planetas, sendo construídos respeitando uma escala de um centímetro para mil quilômetros. O levantamento de dados realizado mostrou que a maioria dos estudantes não acredita na existência de vida inteligente em outro planeta. Os resultados da sequência didática foram positivos, pois todos os estudantes participaram ativamente e desenvolveram os textos informativos, assim como os modelos dos planetas. Finalizando, a apresentação na feira municipal foi um dos estandes mais visitados, porque despertou a curiosidade de diversos visitantes. A partir dessa sequência didática, o estudante tem possibilidades de interagir com o conhecimento de uma forma ativa e colaborativa, visando à aprendizagem significativa dos conceitos explorados.
Downloads
Referências
AUSUBEL, D.; NOVAK, J.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Trad. NICK, E.; RODRIGUES, H.; PEOTTA, L.; FONTES, M. A.; MARON, M. G. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013.
LATTARI, Cleiton Joni Benetti; TREVISAN, Rute Helena; LIMA, Everaldo José de; PUZZO, Deolinda. Construindo o conhecimento do universo a partir do indivíduo: ensino de astronomia no ensino fundamental. XVI SNEF – Simpósio nacional de ensino de física: o ensino no ano mundial da física. CEFET-RJ, Rio de Janeiro, v. 24, 2005. Disponível em: http://www.cienciamao.usp.br/dados/snef/_construindooconhecimento.trabalho.pdf. Acesso em: 17 abr. 2015.
MOREIRA, M. A.; MASINI, E. A. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.
MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 7. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
NAISSINGER, M. A. Notação Científica: uma abordagem contextualizada. Monografia (Especialização), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream_id/72014/000783852.pdf. Acesso em: 19 abr. 2015.
SZKLARZ, E. Os 7 maiores mistérios do universo: "Há vida fora da Terra?". Superinteressante, Rio de Janeiro, n. 316, p. 1-2, mar. 2013. Disponível em: http://super.abril.com.br/ciencia/7-maiores-misterios-universo-ha-vida-fora-terra-743170.shtml. Acesso em: 19 abr. 2015.
VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.