Khan Academy: as potencialidades como objeto de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4768Palavras-chave:
Plataforma Khan Academy, Avaliação, Ensino de MatemáticaResumo
Este artigo apresenta uma avaliação de um ambiente da plataforma Khan Academy como um objeto de aprendizagem (OA), verificando as suas potencialidades para a compreensão do conteúdo de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Na avaliação do OA foram considerados os seguintes critérios: usabilidade, interação, interatividade, acessibilidade, qualidade do conteúdo, efetividade e apresentação. A análise foi predominantemente qualitativa, enfatizando-se a descrição ao invés dos dados numéricos. Concluiu-se que o OA possui potencial para proporcionar a compreensão do conteúdo de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, visto que a plataforma tem um ambiente agradável e motivador para que o estudante se envolva na realização das atividades, bem como na organização didática dos conteúdos, proporcionando que o estudante aprenda no seu ritmo.
Downloads
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores. Parte 11: Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FUNDAÇÃO LEMANN. Quem Somos. 2018. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/somos#somos-vision. Acesso em: 13 nov. 2018.
INTERAÇÃO. In: HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
LIEBAN, Diego Eduardo; JABOINSKI, Lilian de Cássia Nunes; MÜLLER, Thaísa Jacintho; FANTINEL, Patrícia da Conceição; DAUDT, Sônia Isabel Dondonis. Avaliação de Objetos de Aprendizagem. Disponível em: http://oaquatromaisum.wix.com/oa. Acesso em: 5 dez. 2018.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2002.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: a distância entre a promessa e a realidade. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Didático. Brasília: MEC, SEED, 2007.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Fiore de; FERREIRA, Simone Bacellar Leal. Guia de Referência em Acessibilidade Web. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. Disponível em: http://acessibilidadelegal.com/13-guia.php. Acesso em: 15 mar. 2020.
PRENSKY, Marc. Khan Academy. Educational Technology, v. 51, n. 5, jul./ago. 2011.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010.
SILVA, Rejane Maria G.; FERNANDEZ, Márcia Aparecida. Recursos informáticos projetados para o ensino de Ciências: bases epistemológicas implicadas na construção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Didático. Brasília: MEC, SEED, 2007.
SINGO, Felix. Objetos de aprendizagem multimodais. In: LIMA, José Valdeni; SINGO, Felix; CANTO FILHO, Alberto; MÜLLER, Thaísa; SILVA, Flávia (Org.). Objetos de aprendizagem multimodais: projetos e aplicações. Barcelona: Editorial UOC, 2014.
SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de; LOPES, Carlos Roberto. Saberes docentes e o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Didático. Brasília: MEC, SEED, 2007.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Avaliação de objetos de aprendizagem. 2004. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/objetosaprendizagem. Acesso em: 2 jul. 2018.
THOMPSON, Clive. How Khan Academy is changing the rules of education. Wired Magazine, v. 126, 15 jul. 2011.
WILEY, David. The instructional use of learning objects. Online Version. 2000. Disponível em http://reusability.org/read. Acesso em: 20 out. 2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.