Khan Academy: as potencialidades como objeto de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2021v7i2id4768Palabras clave:
Plataforma Khan Academy, Avaliação, Ensino de MatemáticaResumen
Este artigo apresenta uma avaliação de um ambiente da plataforma Khan Academy como um objeto de aprendizagem (OA), verificando as suas potencialidades para a compreensão do conteúdo de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal. Na avaliação do OA foram considerados os seguintes critérios: usabilidade, interação, interatividade, acessibilidade, qualidade do conteúdo, efetividade e apresentação. A análise foi predominantemente qualitativa, enfatizando-se a descrição ao invés dos dados numéricos. Concluiu-se que o OA possui potencial para proporcionar a compreensão do conteúdo de ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal, visto que a plataforma tem um ambiente agradável e motivador para que o estudante se envolva na realização das atividades, bem como na organização didática dos conteúdos, proporcionando que o estudante aprenda no seu ritmo.
Descargas
Citas
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9241-11: Requisitos Ergonômicos para Trabalho de Escritórios com Computadores. Parte 11: Orientações sobre Usabilidade. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002.
BEHAR, Patricia Alejandra. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FUNDAÇÃO LEMANN. Quem Somos. 2018. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/somos#somos-vision. Acesso em: 13 nov. 2018.
INTERAÇÃO. In: HOUAISS, A. Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 2006.
LIEBAN, Diego Eduardo; JABOINSKI, Lilian de Cássia Nunes; MÜLLER, Thaísa Jacintho; FANTINEL, Patrícia da Conceição; DAUDT, Sônia Isabel Dondonis. Avaliação de Objetos de Aprendizagem. Disponível em: http://oaquatromaisum.wix.com/oa. Acesso em: 5 dez. 2018.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2002.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: a distância entre a promessa e a realidade. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Didático. Brasília: MEC, SEED, 2007.
OLIVEIRA JÚNIOR, Jorge Fiore de; FERREIRA, Simone Bacellar Leal. Guia de Referência em Acessibilidade Web. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2010. Disponível em: http://acessibilidadelegal.com/13-guia.php. Acesso em: 15 mar. 2020.
PRENSKY, Marc. Khan Academy. Educational Technology, v. 51, n. 5, jul./ago. 2011.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi (Org.). Tecnologias digitais acessíveis. Porto Alegre: JSM Comunicação Ltda., 2010.
SILVA, Rejane Maria G.; FERNANDEZ, Márcia Aparecida. Recursos informáticos projetados para o ensino de Ciências: bases epistemológicas implicadas na construção e desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Didático. Brasília: MEC, SEED, 2007.
SINGO, Felix. Objetos de aprendizagem multimodais. In: LIMA, José Valdeni; SINGO, Felix; CANTO FILHO, Alberto; MÜLLER, Thaísa; SILVA, Flávia (Org.). Objetos de aprendizagem multimodais: projetos e aplicações. Barcelona: Editorial UOC, 2014.
SOUZA JÚNIOR, Arlindo José de; LOPES, Carlos Roberto. Saberes docentes e o desenvolvimento de objetos de aprendizagem. In: PRATA, Carmem Lúcia; NASCIMENTO, Anna Christina de Azevedo. Objetos de Aprendizagem: Uma Proposta de Recurso Didático. Brasília: MEC, SEED, 2007.
TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach. Avaliação de objetos de aprendizagem. 2004. Disponível em: http://penta2.ufrgs.br/edu/objetosaprendizagem. Acesso em: 2 jul. 2018.
THOMPSON, Clive. How Khan Academy is changing the rules of education. Wired Magazine, v. 126, 15 jul. 2011.
WILEY, David. The instructional use of learning objects. Online Version. 2000. Disponível em http://reusability.org/read. Acesso em: 20 out. 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
REMAT conserva los derechos de autor de los artículos publicados, teniendo derecho a la primera publicación del trabajo, mención de la primera publicación en la revista en otros medios publicados y distribución de partes o del trabajo en su conjunto con el fin de promover la revista.
Esta es una revista de acceso abierto, lo que significa que todo el contenido está disponible de forma gratuita, sin costo para el usuario o su institución. Los usuarios pueden leer, descargar, copiar, distribuir, imprimir, buscar o vincular los textos completos de los artículos, o utilizarlos para cualquier otro propósito legal, sin solicitar permiso previo a la revista o al autor. Esta declaración está de acuerdo con la definición de BOAI de acceso abierto.