Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1174Keywords:
Iniciação à Docência, Licenciatura em Matemática, Monitorias AcadêmicasAbstract
Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.
Downloads
References
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 abr. 2014.
FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p.144-158, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.