Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática

Autores

  • Marine Lisbôa Alves Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS
  • Daiane Scopel Boff Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1174

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, Licenciatura em Matemática, Monitorias Acadêmicas

Resumo

Esta pesquisa apresenta reflexões sobre aspectos que circundam a monitoria acadêmica, aqui entendida como atividade de iniciação à prática docente em que um estudante exerce o papel de auxiliar a outro em seu processo de aprendizagem, independente de sua escolarização, das metodologias utilizadas ou do projeto ao qual está vinculado. O estudo foi realizado em 2014, nos cursos presenciais de Licenciatura em Matemática, ofertados nas Instituições de Ensino Superior (IES), presentes na Serra Gaúcha. Utilizou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, com entrevistas estruturadas e questões abertas realizadas com coordenadores dos cursos de Licenciatura em Matemática, orientadores de projetos e estudantes que exercem a função de monitor. As autoras discutem a formação de professores de matemática e a mediação permanente de suas vivências em sua constituição enquanto professor, tendo por base o preconizado na legislação vigente (BRASIL, 1996) e discussões já realizadas acerca dessas atividades (FRISON; MORAES, 2010). Foi possível identificar e mapear o perfil dos projetos que possuem como variável a atividade de monitoria, bem como explicitar suas características, atribuições comuns aos monitores e o entendimento dos participantes em relação às atividades de monitoria. Além disso, constatou-se que estas atividades se dão de maneira bastante semelhante, tanto em diferentes projetos, quanto em diferentes IES e que vêm atingindo os objetivos intentos à sua criação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marine Lisbôa Alves Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Licencianda em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul.

Daiane Scopel Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Mestrado Profissional em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil (2007). Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 5.540, de 28 de novembro de 1968: Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Brasília, 1968. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L5540.htm>. Acesso em 15 de abril de 2014.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 15 abr. 2014.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, v. 8, n. 2, p.144-158, 2010.

Downloads

Publicado

2015-09-17

Como Citar

FERREIRA, M. L. A.; BOFF, D. S. Monitoria acadêmica nos cursos de Licenciatura em Matemática. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 9, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1174. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1174. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos