Problemas que desafiam nossa intuição: recursos e modelos em discussão
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1274Palavras-chave:
GeoGebra, PBL, Máquinas Da VinciResumo
Palestra de encerramento da V Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul, realizada de 03 a 06 de novembro de 2015. A apresentação foi dividida em três tempos, com a discussão de ideias e troca de propostas desenvolvidas com o software GeoGebra. Inicialmente, com a divulgação do trabalho “3 problemas que desafiam nossa intuição resolvidos com o GeoGebra”, a perspectiva foi propor uma reflexão sobre os benefícios do uso do software GeoGebra como alternativa ao material concreto. Embora a comparação com recursos manipulativos seja feita, a presente proposta não teve qualquer interesse em desencorajar o uso destes, apenas avaliar situações em que o recurso da geometria dinâmica se apresenta como elemento para enriquecer o processo de visualização e compreensão de conceitos e ideias. Ainda, nesse sentido, a conversa seguiu com o compartilhamento de outras duas práticas, “Máquinas Da Vinci” e “Cores Dinâmicas”, que consideram o aluno como agente do processo. Essas experiências, iniciadas em práticas no Brasil, tiveram contribuições significativas da participação do autor em um programa de capacitação de professores na Finlândia, que tinha o modelo pedagógico PBL – Project / Problem Based Learning – Projetos de Aprendizagem (ou Pedagogia de Projetos) / Aprendizagem a partir de Problemas – como uma de suas premissas básicas. Neste sentido, a ideia é valorizar modelos de aprendizagem centrados no aluno em um sistema em que a aprendizagem é tradicionalmente centrada no professor. Discutir essa abordagem, bem como alguns aspectos relativos ao processo criativo e argumentativo na aprendizagem da matemática, são alguns dos objetivos específicos destes trabalhos. Por fim, o intuito foi dividir com os demais participantes alguns recursos recentes da plataforma GeoGebra, apresentados à comunidade internacional na conferência GeoGebra Global Gathering, em Linz/Áustria, em Julho de 2015, e na qual estiverem presentes os professores Diego Lieban e Maria Alice Gravina.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 REMAT: Revista Eletrônica da Matemática
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de acesso aberto: A REMAT é uma revista de acesso aberto, o que implica que todo o seu conteúdo está acessível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os leitores têm permissão para visualizar, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, bem como usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem a necessidade de solicitar autorização prévia da revista ou dos autores. Essa declaração alinha-se com a definição de acesso aberto estabelecida pela Budapest Open Access Initiative (BOAI).