Problemas que desafiam nossa intuição: recursos e modelos em discussão

Autores

  • Diego Eduardo Lieban Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i2id1274

Palavras-chave:

GeoGebra, PBL, Máquinas Da Vinci

Resumo

Palestra de encerramento da V Semana Acadêmica da Licenciatura em Matemática do IFRS, Campus Caxias do Sul, realizada de 03 a 06 de novembro de 2015. A apresentação foi dividida em três tempos, com a discussão de ideias e troca de propostas desenvolvidas com o software GeoGebra. Inicialmente, com a divulgação do trabalho “3 problemas que desafiam nossa intuição resolvidos com o GeoGebra”, a perspectiva foi propor uma reflexão sobre os benefícios do uso do software GeoGebra como alternativa ao material concreto. Embora a comparação com recursos manipulativos seja feita, a presente proposta não teve qualquer interesse em desencorajar o uso destes, apenas avaliar situações em que o recurso da geometria dinâmica se apresenta como elemento para enriquecer o processo de visualização e compreensão de conceitos e ideias. Ainda, nesse sentido, a conversa seguiu com o compartilhamento de outras duas práticas, “Máquinas Da Vinci” e “Cores Dinâmicas”, que consideram o aluno como agente do processo. Essas experiências, iniciadas em práticas no Brasil, tiveram contribuições significativas da participação do autor em um programa de capacitação de professores na Finlândia, que tinha o modelo pedagógico PBL – Project / Problem Based Learning – Projetos de Aprendizagem (ou Pedagogia de Projetos) / Aprendizagem a partir de Problemas – como uma de suas premissas básicas. Neste sentido, a ideia é valorizar modelos de aprendizagem centrados no aluno em um sistema em que a aprendizagem é tradicionalmente centrada no professor. Discutir essa abordagem, bem como alguns aspectos relativos ao processo criativo e argumentativo na aprendizagem da matemática, são alguns dos objetivos específicos destes trabalhos. Por fim, o intuito foi dividir com os demais participantes alguns recursos recentes da plataforma GeoGebra, apresentados à comunidade internacional na conferência GeoGebra Global Gathering, em Linz/Áustria, em Julho de 2015, e na qual estiverem presentes os professores Diego Lieban e Maria Alice Gravina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Eduardo Lieban, Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Bento Gonçalves, RS

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui mestrado (2010) em Matemática pela mesma instituição. Atualmente compõe o corpo docente do IFRS Bento Gonçalves e participa como colaborador do Projeto dos Clubes de Matemática da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Área de intereresse: Tecnologias em Educação Matemática (em especial, utilização de softwares de Geometria Dinâmica) e formação de professores. Atualmente cumpre com capacitação como bolsista CNPq de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação no programa internacional VET - Professores para o Futuro II (Fevereiro a Dezembro de 2015), tendo realizado sua primeira etapa na HAMK University of Applied Sciences, em Hameenlinna, Finlândia (fev a jun/2015) e com a segunda parte desenvolvida no IFRS Campus Bento Gonçalves (jul a dez/2015).

Downloads

Publicado

2016-01-05

Como Citar

LIEBAN, D. E. Problemas que desafiam nossa intuição: recursos e modelos em discussão. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 2, p. 134, 2016. DOI: 10.35819/remat2015v1i2id1274. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1274. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Palestras