GeoGebra como andaime: uma experiência na resolução de problemas de Geometria

Autores

  • Robert Allyson Cavalcante Pinto Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG), Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0428-8657
  • Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Computação (DC), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG), Recife, PE, Brasil https://orcid.org/0000-0003-0694-2886

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2021v7i1id4266

Palavras-chave:

Educação Matemática, Geometria, Tecnologias Educacionais, Resolução de Problemas, GeoGebra

Resumo

Apresentamos uma reflexão sobre o uso da ferramenta GeoGebra e da metodologia de resolução de problemas para ensino de Geometria Plana nos níveis fundamental e médio. Nossa proposta consiste em estimular a autonomia do discente por meio de atividades implementadas na plataforma, que chamamos de resoluções guiadas. Uma resolução guiada é uma sequência de passos ou construções geométricas que levam à resolução de um problema, que são apresentados de forma incremental, e documentados com sugestões elaboradas pelo docente. Pretende-se com esse artefato provocar no discente condições de resolver o problema de forma independente, mesmo sem suporte tecnológico. Essa abordagem difere de outras propostas baseadas na ferramenta GeoGebra que encontramos na literatura brasileira, investigada por meio de mapeamento sistemático. Nessas propostas, roteiros pedagógicos completos são apresentados aos estudantes. O principal fundamento teórico de nossa proposta está na teoria sociointeracionista de Vygotsky, na qual exploramos os conceitos de andaime e de Zona de Desenvolvimento Proximal. Avaliamos nossa proposta por meio de intervenções em laboratório de informática com vinte e seis discentes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola particular no município de Teresina, Piauí. Por meio da aplicação de questionários e da observação de participantes, verificamos evolução na capacidade de resolução das atividades propostas, mesmo em papel, após o uso da ferramenta.

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Biografia do Autor

Robert Allyson Cavalcante Pinto, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG), Recife, PE, Brasil

Rodrigo Nonamor Pereira Mariano de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Departamento de Computação (DC), Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância (PPGTEG), Recife, PE, Brasil

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Publicado

2021-02-01

Como Citar

PINTO, R. A. C.; SOUZA, R. N. P. M. de. GeoGebra como andaime: uma experiência na resolução de problemas de Geometria. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 7, n. 1, p. e2002, 2021. DOI: 10.35819/remat2021v7i1id4266. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/4266. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Educação Matemática