Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2019v5i2id3287

Palavras-chave:

Geogebra, Funções Quadráticas, Investigação

Resumo

Este trabalho teve como objetivo investigar a utilização do software Geogebra no ensino de funções quadráticas, em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, analisando como as mídias tecnológicas e a investigação podem ser metodologias muito eficazes no desenvolvimento do aluno em relação à aprendizagem dos conteúdos matemáticos. Foi introduzido o conteúdo de funções quadráticas e algumas atividades referentes à construção de gráficos, que foram realizadas no caderno. Posteriormente, foi apresentado aos alunos o software Geogebra. Conclui-se que a eficácia da utilização de uma metodologia diferenciada no ensino, como o uso do software, de maneira organizada e em conjunto com o conteúdo base dos alunos, torna-se uma ferramenta importante no entendimento dos conteúdos, despertando maior interesse por eles.

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Biografia do Autor

  • José Robyson Aggio Molinari, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Irati, PR

    Profº Robyson Aggio

    Departamento de Matemática

    Universidade Estadual do Centro-Oeste

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Publicado

2019-07-01

Edição

Seção

Matemática em Contextos Técnicos e/ou Tecnológicos

Como Citar

AGGIO MOLINARI, José Robyson; DOS SANTOS, Lidiane Aparecida; DE SOUZA RETSLAFF, Franciéle Maria. Um relato de experiência no ensino de funções quadráticas com a utilização do software Geogebra. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 5, n. 2, p. 15–28, 2019. DOI: 10.35819/remat2019v5i2id3287. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/3287.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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