Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1º ano do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1296Palavras-chave:
Matemática, Jogos, Funções QuadráticasResumo
Este artigo originou-se de reflexões sobre as dificuldades dos alunos com o aprendizado matemático. Sugere-se a utilização do jogo como recurso didático no ensino matemático sobre o tema “Funções Quadráticas”. A pesquisa ocorreu com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Camaquã, RS. Foi realizada uma investigação com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou dos instrumentos questionários, pré-teste, pós-teste e da observação da professora. Entre os resultados obtidos destaca-se o interesse acentuado dos discentes durante a realização do projeto. As atividades e os resultados encontrados durante a sua realização serviram para a reflexão e aquisição de novas práticas e novas formas de trabalhar diversos conteúdos matemáticos em sala.Downloads
Referências
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
FRANÇA, Ângela Aparecida Ribeiro de. Brincando e aprendendo Matemática com materiais concretos, na 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Carlos Gomes. 2012. 60 f. (Produção didático-pedagógica) – Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.
SEDUC-RS. Secretaria de Estado da Educação. Estado do Rio Grande do Sul. Parecer Nº 310/2012. Aprova o Regimento Escolar Padrão para o Ensino Médio “Politécnico” a ser adotado pelas escolas da Rede Pública Estadual que solicitarem credenciamento e autorização para o funcionamento desse curso a partir do ano letivo de 2012. 2012.
SOUZA, Jonimar da. Trabalhando uma nova prática de ensino para o aprendizado da Matemática. Anais da Semana Educa. v. 1, n. 1, p. 1-9, 2016.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; PESSOA, Neide; ISHIHARA, Cristiane. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.
STRAPASON, Lísie Pippi Reis. O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem
da Matemática no 1º ano do Ensino Médio. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) – Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Santa Maria, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.