Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1º ano do Ensino Médio

Autores

  • Ivete Andrade Mundstock Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Camaquã, RS
  • Cátia Mirela de Oliveira Barcellos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio- grandense (IFSul), Camaquã, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1296

Palavras-chave:

Matemática, Jogos, Funções Quadráticas

Resumo

Este artigo originou-se de reflexões sobre as dificuldades dos alunos com o aprendizado matemático. Sugere-se a utilização do jogo como recurso didático no ensino matemático sobre o tema “Funções Quadráticas”. A pesquisa ocorreu com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Camaquã, RS. Foi realizada uma investigação com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou dos instrumentos questionários, pré-teste, pós-teste e da observação da professora. Entre os resultados obtidos destaca-se o interesse acentuado dos discentes durante a realização do projeto. As atividades e os resultados encontrados durante a sua realização serviram para a reflexão e aquisição de novas práticas e novas formas de trabalhar diversos conteúdos matemáticos em sala.

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Biografia do Autor

  • Cátia Mirela de Oliveira Barcellos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio- grandense (IFSul), Camaquã, RS
    Possui graduação pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) . Atualmente é chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Camaquã.

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Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

MUNDSTOCK, Ivete Andrade; BARCELLOS, Cátia Mirela de Oliveira. Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1º ano do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 1, p. 140–154, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1296. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1296.. Acesso em: 7 dez. 2024.

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