Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1º ano do Ensino Médio

Autores

  • Ivete Andrade Mundstock Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Camaquã, RS
  • Cátia Mirela de Oliveira Barcellos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio- grandense (IFSul), Camaquã, RS

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1296

Palavras-chave:

Matemática, Jogos, Funções Quadráticas

Resumo

Este artigo originou-se de reflexões sobre as dificuldades dos alunos com o aprendizado matemático. Sugere-se a utilização do jogo como recurso didático no ensino matemático sobre o tema “Funções Quadráticas”. A pesquisa ocorreu com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Camaquã, RS. Foi realizada uma investigação com abordagem qualitativa e quantitativa, em que se utilizou dos instrumentos questionários, pré-teste, pós-teste e da observação da professora. Entre os resultados obtidos destaca-se o interesse acentuado dos discentes durante a realização do projeto. As atividades e os resultados encontrados durante a sua realização serviram para a reflexão e aquisição de novas práticas e novas formas de trabalhar diversos conteúdos matemáticos em sala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Mirela de Oliveira Barcellos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio- grandense (IFSul), Camaquã, RS

Possui graduação pela Universidade Federal de Pelotas (1997) e Mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Foi professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) . Atualmente é chefe do Departamento de Ensino Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Camaquã.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

FRANÇA, Ângela Aparecida Ribeiro de. Brincando e aprendendo Matemática com materiais concretos, na 1ª série do Ensino Médio no Colégio Estadual Carlos Gomes. 2012. 60 f. (Produção didático-pedagógica) – Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Estado da Educação do Paraná, Universidade Estadual do Norte do Paraná, Jacarezinho, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de aprendizagem. São Paulo: EPU, 1999.

SEDUC-RS. Secretaria de Estado da Educação. Estado do Rio Grande do Sul. Parecer Nº 310/2012. Aprova o Regimento Escolar Padrão para o Ensino Médio “Politécnico” a ser adotado pelas escolas da Rede Pública Estadual que solicitarem credenciamento e autorização para o funcionamento desse curso a partir do ano letivo de 2012. 2012.

SOUZA, Jonimar da. Trabalhando uma nova prática de ensino para o aprendizado da Matemática. Anais da Semana Educa. v. 1, n. 1, p. 1-9, 2016.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; PESSOA, Neide; ISHIHARA, Cristiane. Cadernos do Mathema: jogos de Matemática de 1º a 3º ano. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STRAPASON, Lísie Pippi Reis. O uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem
da Matemática no 1º ano do Ensino Médio. 2011. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física e Matemática) – Centro Universitário Franciscano de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

Downloads

Publicado

2016-07-18

Como Citar

MUNDSTOCK, I. A.; BARCELLOS, C. M. de O. Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1º ano do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 2, n. 1, p. 140–154, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1296. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1296. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensino de Matemática