Explorando funções afins e quadráticas por meio do software KmPlot com alunos do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1248

Palavras-chave:

Função Afim, Função Quadrática, Software KmPlot

Resumo

Este relato aborda um recorte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada "A inserção do software KmPlot na aprendizagem de funções afim e quadrática", apresentada no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, no sul do Brasil (MELO, 2013). O estudo teve como objetivo verificar as implicações do uso do software KmPlot no ensino e na aprendizagem das funções. Os referenciais teóricos estão embasados em autores que ressaltam a relevância do uso das tecnologias em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para investigar a influência do recurso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades chamada de intervenção pedagógica mediada pelo professor através do uso do software junto a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no estado de Rondônia. A reflexão sobre o conjunto de dados da pesquisa aponta que a sequência didática, utilizando o software KmPlot como recurso, favoreceu a visualização dos gráficos, bem como a compreensão de conceitos como domínio, imagem, zeros das funções, crescimento, intersecção com os eixos e comparações entre funções a partir de sobreposições destas no mesmo plano cartesiano. Com esta pesquisa percebeu-se que os alunos necessitam identificar melhor as potencialidades dos computadores no auxílio à construção da sua própria aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Gercilio da Rocha Melo, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
    Cursou ensino médio integrado ao curso técnico em contabilidade, licenciatura em ensino de ciências exatas com habilitação em Matemática pela Universidade de Pernambuco e em seguida pela mesma faculdade especializou-se em ensino de Matemática. Pela universidade Castelo Branco cursou metodologia do ensino superior e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas pela UNIVATES - RS.
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, RS
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), especialização em Educação Matemática (1997) e Gestão Universitária (2007) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). É doutora em informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente atua no Centro Universitário Univates como professora titular. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Modelagem matemática e no ensino com tecnologias.

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Publicado

2016-07-18

Edição

Seção

Ensino de Matemática

Como Citar

MELO, Gercilio da Rocha; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Explorando funções afins e quadráticas por meio do software KmPlot com alunos do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, Brasil, v. 2, n. 1, p. 18–28, 2016. DOI: 10.35819/remat2016v2i1id1248. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1248.. Acesso em: 22 dez. 2024.

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