Explorando funções afins e quadráticas por meio do software KmPlot com alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1248Palavras-chave:
Função Afim, Função Quadrática, Software KmPlotResumo
Este relato aborda um recorte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada "A inserção do software KmPlot na aprendizagem de funções afim e quadrática", apresentada no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, no sul do Brasil (MELO, 2013). O estudo teve como objetivo verificar as implicações do uso do software KmPlot no ensino e na aprendizagem das funções. Os referenciais teóricos estão embasados em autores que ressaltam a relevância do uso das tecnologias em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para investigar a influência do recurso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades chamada de intervenção pedagógica mediada pelo professor através do uso do software junto a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no estado de Rondônia. A reflexão sobre o conjunto de dados da pesquisa aponta que a sequência didática, utilizando o software KmPlot como recurso, favoreceu a visualização dos gráficos, bem como a compreensão de conceitos como domínio, imagem, zeros das funções, crescimento, intersecção com os eixos e comparações entre funções a partir de sobreposições destas no mesmo plano cartesiano. Com esta pesquisa percebeu-se que os alunos necessitam identificar melhor as potencialidades dos computadores no auxílio à construção da sua própria aprendizagem.
Downloads
Referências
______. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2002.
DULLIUS, Maria Madalena; HAETINGER, Claus. Ensino e aprendizagem de matemática em ambientes informatizados: concepção, desenvolvimento, uso e integração destes no sistema educacional. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4., 2005, Lajeado. Anais do IV Encontro ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Lajeado: Univates, 2005.
DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine. Registres semiotiques et apprentissages intellectuels. Peter Lang. S.A. Suisse: Editions scientifiques européennes, 1995.
FERNANDES, Susana da Silva. As concepções de alunos e professores sobre a utilização de recursos de Matemática. 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Comparada) – Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática Comparada, Escola Superior Aberta do Brasil, Vila Velha, 2011.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
GONÇALVES, Carlos A.; MEIRELLES, Anthero M. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.
KAWASAKI, Terezinha Fumi. Tecnologia na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores. 2008. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
LOPES JUNIOR, Dejahyr. Função do 1º grau: um estudo sobre seus registros de representação semiótica por alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
______. Para aprender Matemática. Campinas: Autores associados, 2006.
MAGEDANZ, Adriana. Sala de aula presencial e ambiente virtual de aprendizagem: Investigando interações de alunos do Ensino Médio. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2009.
MELO, Gercilio da Rocha. A inserção do software KmPlot na aprendizagem de funções afim e quadrática. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2013.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2º sem/1996.
PRINCIVAL, Carla J.; BUGHAY, Joaide de F. C. S. Softwares educacionais: algumas possibilidades disponibilizadas pelo PRD e PROINFO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS, 3., 2012, Ponta Grossa. Anais do III Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologias. Ponta Grossa: Universidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória, 2012.
SOUZA, Fábio Silva de; FEITOZA, Maria Lenir Oran Fonseca. Metodologia do trabalho científico. Manaus: Escola Superior Batista do Amazonas, 2012.
VALENTE, José Armando. Informática na educação: uma questão técnica ou pedagógica? Revista Pátio, Porto Alegre, ano 3, n. 9, p. 21-23, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais dos artigos publicados e concedem à REMAT o direito de primeira publicação e distribuição de partes ou do trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista. Os autores são autorizados a distribuir a versão publicada do artigo, como por exemplo em repositórios institucionais, desde que façam menção de publicação inicial nesta revista a partir da disponibilização do DOI do artigo.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0). Isso permite que o conteúdo seja utilizado para criação de novos trabalhos, tanto para fins comerciais quanto não comerciais, desde que seja feita a devida atribuição ao autor original, conforme especificado na licença.