Explorando funções afins e quadráticas por meio do software KmPlot com alunos do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.35819/remat2016v2i1id1248Keywords:
Função Afim, Função Quadrática, Software KmPlotAbstract
Este relato aborda um recorte dos resultados da dissertação de mestrado intitulada "A inserção do software KmPlot na aprendizagem de funções afim e quadrática", apresentada no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas, vinculado ao Centro Universitário UNIVATES, no sul do Brasil (MELO, 2013). O estudo teve como objetivo verificar as implicações do uso do software KmPlot no ensino e na aprendizagem das funções. Os referenciais teóricos estão embasados em autores que ressaltam a relevância do uso das tecnologias em sala de aula. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Para investigar a influência do recurso foi elaborada e aplicada uma sequência de atividades chamada de intervenção pedagógica mediada pelo professor através do uso do software junto a alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio de uma escola pública, localizada no estado de Rondônia. A reflexão sobre o conjunto de dados da pesquisa aponta que a sequência didática, utilizando o software KmPlot como recurso, favoreceu a visualização dos gráficos, bem como a compreensão de conceitos como domínio, imagem, zeros das funções, crescimento, intersecção com os eixos e comparações entre funções a partir de sobreposições destas no mesmo plano cartesiano. Com esta pesquisa percebeu-se que os alunos necessitam identificar melhor as potencialidades dos computadores no auxílio à construção da sua própria aprendizagem.
Downloads
References
______. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 2002.
DULLIUS, Maria Madalena; HAETINGER, Claus. Ensino e aprendizagem de matemática em ambientes informatizados: concepção, desenvolvimento, uso e integração destes no sistema educacional. In: ENCONTRO IBERO-AMERICANO DE COLETIVOS ESCOLARES E REDES DE PROFESSORES QUE FAZEM INVESTIGAÇÃO NA SUA ESCOLA, 4., 2005, Lajeado. Anais do IV Encontro ibero-americano de coletivos escolares e redes de professores que fazem investigação na sua escola. Lajeado: Univates, 2005.
DUVAL, Raymond. Sémiosis et pensée humaine. Registres semiotiques et apprentissages intellectuels. Peter Lang. S.A. Suisse: Editions scientifiques européennes, 1995.
FERNANDES, Susana da Silva. As concepções de alunos e professores sobre a utilização de recursos de Matemática. 2011. 46 f. Monografia (Especialização em Educação Matemática Comparada) – Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Educação Matemática Comparada, Escola Superior Aberta do Brasil, Vila Velha, 2011.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005.
GONÇALVES, Carlos A.; MEIRELLES, Anthero M. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2004.
KAWASAKI, Terezinha Fumi. Tecnologia na sala de aula de matemática: resistência e mudanças na formação continuada de professores. 2008. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
LOPES JUNIOR, Dejahyr. Função do 1º grau: um estudo sobre seus registros de representação semiótica por alunos da 1ª série do Ensino Médio. 2006. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2006.
LORENZATO, S. O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006.
______. Para aprender Matemática. Campinas: Autores associados, 2006.
MAGEDANZ, Adriana. Sala de aula presencial e ambiente virtual de aprendizagem: Investigando interações de alunos do Ensino Médio. 2009. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2009.
MELO, Gercilio da Rocha. A inserção do software KmPlot na aprendizagem de funções afim e quadrática. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas, Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2013.
NEVES, José Luis. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Cadernos de Pesquisas em Administração, São Paulo, v. 1, n. 3, 2º sem/1996.
PRINCIVAL, Carla J.; BUGHAY, Joaide de F. C. S. Softwares educacionais: algumas possibilidades disponibilizadas pelo PRD e PROINFO. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS, 3., 2012, Ponta Grossa. Anais do III Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologias. Ponta Grossa: Universidade Estadual do Paraná, Campus União da Vitória, 2012.
SOUZA, Fábio Silva de; FEITOZA, Maria Lenir Oran Fonseca. Metodologia do trabalho científico. Manaus: Escola Superior Batista do Amazonas, 2012.
VALENTE, José Armando. Informática na educação: uma questão técnica ou pedagógica? Revista Pátio, Porto Alegre, ano 3, n. 9, p. 21-23, 1999.
Downloads
Published
Issue
Section
License
REMAT retains the copyright of published articles, having the right to first publication of the work, mention of first publication in the journal in other published media and distribution of parts or of the work as a whole in order to promote the magazine.
This is an open access journal, which means that all content is available free of charge, at no cost to the user or his institution. Users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search or link the full texts of the articles, or use them for any other legal purpose, without requesting prior permission from the magazine or the author. This statement is in accordance with the BOAI definition of open access.