Trabalhando com funções do 1º e 2º graus com a utilização do Software Scientific Notebook

Autores

  • Greice da Silva Lorenzzetti Andreis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS http://orcid.org/0000-0002-8674-0223

DOI:

https://doi.org/10.35819/remat2015v1i1id1169

Palavras-chave:

Função do 1º Grau, Função do 2º Grau, Scientific Notebook, Visualização Geométrica

Resumo

Este minicurso tem por objetivo proporcionar a revisão e a compreensão das funções do 1º e 2º graus, com o auxílio do Software Scientific Notebook (MACKICHAN SOFTWARE, 2013). A primeira aplicação deste minicurso ocorreu em 2005 com uma turma de estudantes do ensino médio de uma escola estadual da rede pública de ensino de Caxias do Sul. Devido à aceitação, ao envolvimento e ao crescimento destes estudantes, propõe-se a utilização desta metodologia por professores de Matemática. O minicurso é estruturado em 5 módulos e as atividades privilegiam situações problemas do cotidiano, modeladas e resolvidas com o conteúdo abordado. É explorada a relação entre a forma algébrica com o tipo de gráfico produzido, as consequências gráficas quando variamos o coeficiente angular ou o coeficiente linear em uma função do 1º grau, o reconhecimento dos zeros de uma função tanto algebricamente quanto graficamente, a análise do crescimento e decrescimento de funções do 1º grau com a análise gráfica, a identificação da concavidade de uma parábola graficamente e por meio da lei da função, o reconhecimento da relação entre o vértice de uma parábola e os pontos de máximo e mínimo, e a identificação do sinal de uma função do 1º ou 2º grau a partir de seus zeros e da visualização geométrica. Nas vezes em que este minicurso foi aplicado, percebeu-se uma boa receptividade dos estudantes, além de um entendimento mais amplo do conteúdo, uma vez que oportuniza a relação dos conceitos com a interpretação geométrica e também com situações do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greice da Silva Lorenzzetti Andreis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Caxias do Sul, RS

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2005), mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Realizou pós-doutorado junto à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) na área de Combustão, atuando principalmente no desenvolvimento de mecanismos cinéticos reduzidos para biocombustíveis. Atualmente é professora com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Caxias do Sul.

Referências

MACKICHAN SOFTWARE, INC. Scientific Notebook. Disponível em: <http://www.mackichan.com/products/snb.html>. Acesso em: 25 nov. 2013.

Downloads

Publicado

2015-09-16

Como Citar

ANDREIS, G. da S. L. Trabalhando com funções do 1º e 2º graus com a utilização do Software Scientific Notebook. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Bento Gonçalves, RS, v. 1, n. 1, p. 7, 2015. DOI: 10.35819/remat2015v1i1id1169. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/REMAT/article/view/1169. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos

Artigos publicados pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>